v. 25 (2025): Janeiro-Dezembro

Publicado: 2025-02-18

Editorial

  • UM BRINDE AOS 25 ANOS DA RBPEC: Uma História de Consolidação e Divulgação da Educação em Ciências

    Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani
    e60402, 1-11
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u423433

Artigos

  • Alfabetização Científica e Tecnológica Escolar Como Transformação Social: Uma Análise a Partir de Uma Situação de Estudo Apoiada por Tecnologia Social

    Iury Henrique Fernandes, Danilo Lopes Santos, Geraldo Wellington Rocha Fernandes
    e53657, 1-29
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u129
  • 20 Anos de História: O Que Dizem os Professores Sobre a Implementação da Transversalidade na Educação em Ciências?

    Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
    e55345, 1-22
    DOI: https://doi.org/10.28976/10.28976/1984-2686rbpec2025u3152
  • 20 Years of History: What do Teachers Say About the Implementation of Transversality in Science Education?

    Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
    e57774, 1-22
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u5374
  • Problemas e Soluções Relacionados à Biodiversidade: Concepções de Estudantes e Materiais Didáticos

    Andreia dos Santos Calegari, Carolina Maria Boccuzzi Santana, Ester Aparecida Ely de Almeida, João Paulo Reis Soares, Jéssica Jorge, Graça Simões de Carvalho, Fernanda Franzolin
    e53246, 1-28
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u75102
  • Educação CTS e Educação STEM: Uma Análise Comparativa

    Iasmim Santana Andrade, Paulo Marcelo Marini Teixeira
    e54379, 1-29
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u103131
  • STS Education and STEM Education: A Comparative Analysis

    Iasmim Santana Andrade, Paulo Marcelo Marini Teixeira
    e58136, 1-28
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u133160
  • CTSA no Ensino de Ciências: Uma Revisão Sistemática das Propostas Educacionais Presente na Literatura

    Izabele Gomes, Fabiana R. G. e Silva Hussein
    e55152, 1-27
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u161187
  • A Influência do Processo de Resolução de um Caso Investigativo na Construção de Conhecimentos de Química Instrumental

    Cleane da Costa Paz, Cícero Alves Lopes Júnior, Herbert de Sousa Barbosa, Luciana Nobre de Abreu Ferreira
    e55329, 1-27
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u189215
  • Diálogo e Participação: Experiência na Construção do Conhecimento com Mulheres em Situação de Violência

    Maria Fernanda Terra, Heitor Marinho da Silva Araújo
    e55894, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u217232
  • Dialogue and Participation: Experience in the Construction of Knowledge With Women in Situations of Violence

    Maria Fernanda Terra, Heitor Marinho da Silva Araújo
    e58624, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u233248
  • Cultura Visual e História Cultural da Ciência: Possibilidades Para o Estudo do Corpo Humano Através do Uso de Imagens no Ensino de Ciências

    Priscila do Amaral, Tânia Camel, Andreia Guerra
    e55529, 1-24
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u249272
  • Visual Culture and Cultural History of Science: Possibilities for Studying the Human Body Through Images in Science Education

    Priscila do Amaral, Tânia Camel, Andreia Guerra
    e58761, 1-24
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u273296
  • As Atividades Extracurriculares em Uma Licenciatura em Ciências Biológicas: Formação e Identificação Profissional

    Ravi Cajú Duré, Maria José Dias de Andrade, Francisco José Pegado Abílio
    e56287, 1-24
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u297320
  • Ensino de Ciências Como Prática Social no Currículo de Referência Mineiro: Uma Análise da Unidade Ciência e Tecnologia

    Luciana de Abreu Nascimento, Fernando César Silva
    e54776, 1-30
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u321350
  • Argumentação em Aulas de Física: Proposta de uma Ferramenta Teórico-Metodológica para Construção e Análise de Situações de Ensino na Realidade Escolar

    Amanda da Silva Coraiola, Ivanilda Higa
    e56373, 1-21
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u351371
  • Argumentation in Physics Classes: Proposal of a Theoretical-Methodological Tool for the Construction and Analysis of Teaching Situations in the School Context

    Amanda da Silva Coraiola, Ivanilda Higa
    e60018, 1-21
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u373401
  • Branquitude e Racismo na Ciência e na Educação em Ciências

    Flavia Rezende, Fernanda Ostermann
    e55956, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u403422
  • (Des)Equilíbrios na Formação Docente em um Programa de Pós-Graduação em Química

    Guilherme Mendonça Rodrigues, Fábio Augusto do Amaral, Anizio Marcio de Faria, Rafael Martins Mendes
    e58370, 1-27
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u435461
  • Pensamento Crítico em Desenvolvimento: Uma Análise de Interações em um Debate Sociocientífico

    Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paloma Blanco Anaya
    e56906, 1-35
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u463497
  • Critical Thinking in Development: An Analysis of Interactions in a Socioscientific Debate

    Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paloma Blanco Anaya
    e61436, 1-33
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u499531
  • Modelos Didáticos no Ensino do Sistema ABO e Fator Rh: Uma Revisão dos Métodos e Fatores que Influenciam a Aprendizagem

    Dary Medeiros Dantas, Micheline de Azevedo Lima
    e57702, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u533552
  • Didactic Models in the Teaching of the ABO System and the Rh Factor: A Review of the Methods and Factors that Influence Learning

    Dary Medeiros Dantas, Micheline de Azevedo Lima
    e61739, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u553572
  • Fake News e Ensino de Ciências da Natureza: Apontamentos Contra a Ideologia e em Defesa do Conhecimento Científico

    Carolina Borghi Mendes, Hélio da Silva Messeder Neto
    e57710, 1-21
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u573593
  • Alfabetização Científica em Contextos Formais e Não Formais: Convergências e Ampliações Conceituais

    Gean Carlos de Souza Albuquerque, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite
    e58449, 1-23
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u595617
  • Scientific Literacy in Formal and Non-Formal Contexts: Convergences and Conceptual Expansions

    Gean Carlos de Souza Albuquerque, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite
    e62309, 1-23
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u619641
  • Análise de Contos Literários Elaborados por Licenciandos e Professores da Educação Básica como Caminho para uma Abordagem Problematizadora no Ensino de Química

    Mirele Cruz Alves, Tatiana Santos Andrade, Edenia Maria Ribeiro do Amaral
    e58745, 1-24
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u643666
  • Contributos da Alfabetização Científica no Museo Galileo (Florença): Integração entre Patrimônio Histórico e Educação Contemporânea

    Roseli Constantino Schwerz, Michel Corci Batista, Marcos Cesar Danhoni Neves, Marcello Ferreira
    e58872, 1-34
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u667700
  • Scientific Literacy Contributions at the Galileo Museum (Florence): Integration between Historical Heritage and Contemporary

    Roseli Constantino Schwerz, Michel Corci Batista, Marcos Cesar Danhoni Neves, Marcello Ferreira
    e62954, 1-32
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u701732
  • Meiose na Educação Básica: Análise de Concepções Docentes e Implicações para o Ensino

    Lorrayne Evangelista de Sousa, Marina de Lima Tavares, Adlane Vilas-Boas
    e59673, 1-31
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u733763
  • Meiosis in Basic Education: Analysis of Teachers’ Conceptions and Implications for Teaching

    Lorrayne Evangelista de Sousa, Marina de Lima Tavares, Adlane Vilas-Boas
    e62962, 1-29
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u765793
  • Conteúdos Digitais Viralizados e Enganosos: Potencialidades para a Alfabetização Científica e Tecnológica

    Tathiane Milaré, Leandro Duso, Graziela Piccoli Richetti
    e60317, 1-24
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u795818
  • A Tecnociência e o Racismo Ambiental: Como se Entrelaçam no Âmbito da Educação Científica e Tecnológica no Cenário Latino-Americano?

    Miguel Guilhermino de Archanjo Junior, Fabiana dos Santos Vieira
    e59761, 1-27
    DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u819845