Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Sobre
Sobre a Revista
Regimento
Corpo Editorial
Contato
Submissões
Atual
Acervo
Estatísticas
Notícias
Buscar
Notícias
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 25 (2025): Janeiro-Dezembro
v. 25 (2025): Janeiro-Dezembro
Publicado:
2025-02-18
Editorial
UM BRINDE AOS 25 ANOS DA RBPEC: Uma História de Consolidação e Divulgação da Educação em Ciências
Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani
e60402, 1-11
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u423433
Artigos
Alfabetização Científica e Tecnológica Escolar Como Transformação Social: Uma Análise a Partir de Uma Situação de Estudo Apoiada por Tecnologia Social
Iury Henrique Fernandes, Danilo Lopes Santos, Geraldo Wellington Rocha Fernandes
e53657, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u129
20 Anos de História: O Que Dizem os Professores Sobre a Implementação da Transversalidade na Educação em Ciências?
Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
e55345, 1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/10.28976/1984-2686rbpec2025u3152
20 Years of History: What do Teachers Say About the Implementation of Transversality in Science Education?
Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli
e57774, 1-22
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u5374
Problemas e Soluções Relacionados à Biodiversidade: Concepções de Estudantes e Materiais Didáticos
Andreia dos Santos Calegari, Carolina Maria Boccuzzi Santana, Ester Aparecida Ely de Almeida, João Paulo Reis Soares, Jéssica Jorge, Graça Simões de Carvalho, Fernanda Franzolin
e53246, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u75102
Educação CTS e Educação STEM: Uma Análise Comparativa
Iasmim Santana Andrade, Paulo Marcelo Marini Teixeira
e54379, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u103131
STS Education and STEM Education: A Comparative Analysis
Iasmim Santana Andrade, Paulo Marcelo Marini Teixeira
e58136, 1-28
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u133160
CTSA no Ensino de Ciências: Uma Revisão Sistemática das Propostas Educacionais Presente na Literatura
Izabele Gomes, Fabiana R. G. e Silva Hussein
e55152, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u161187
A Influência do Processo de Resolução de um Caso Investigativo na Construção de Conhecimentos de Química Instrumental
Cleane da Costa Paz, Cícero Alves Lopes Júnior, Herbert de Sousa Barbosa, Luciana Nobre de Abreu Ferreira
e55329, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u189215
Diálogo e Participação: Experiência na Construção do Conhecimento com Mulheres em Situação de Violência
Maria Fernanda Terra, Heitor Marinho da Silva Araújo
e55894, 1-16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u217232
Dialogue and Participation: Experience in the Construction of Knowledge With Women in Situations of Violence
Maria Fernanda Terra, Heitor Marinho da Silva Araújo
e58624, 1-16
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u233248
Cultura Visual e História Cultural da Ciência: Possibilidades Para o Estudo do Corpo Humano Através do Uso de Imagens no Ensino de Ciências
Priscila do Amaral, Tânia Camel, Andreia Guerra
e55529, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u249272
Visual Culture and Cultural History of Science: Possibilities for Studying the Human Body Through Images in Science Education
Priscila do Amaral, Tânia Camel, Andreia Guerra
e58761, 1-24
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u273296
As Atividades Extracurriculares em Uma Licenciatura em Ciências Biológicas: Formação e Identificação Profissional
Ravi Cajú Duré, Maria José Dias de Andrade, Francisco José Pegado Abílio
e56287, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u297320
Ensino de Ciências Como Prática Social no Currículo de Referência Mineiro: Uma Análise da Unidade Ciência e Tecnologia
Luciana de Abreu Nascimento, Fernando César Silva
e54776, 1-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u321350
Argumentação em Aulas de Física: Proposta de uma Ferramenta Teórico-Metodológica para Construção e Análise de Situações de Ensino na Realidade Escolar
Amanda da Silva Coraiola, Ivanilda Higa
e56373, 1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u351371
Argumentation in Physics Classes: Proposal of a Theoretical-Methodological Tool for the Construction and Analysis of Teaching Situations in the School Context
Amanda da Silva Coraiola, Ivanilda Higa
e60018, 1-21
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u373401
Branquitude e Racismo na Ciência e na Educação em Ciências
Flavia Rezende, Fernanda Ostermann
e55956, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u403422
(Des)Equilíbrios na Formação Docente em um Programa de Pós-Graduação em Química
Guilherme Mendonça Rodrigues, Fábio Augusto do Amaral, Anizio Marcio de Faria, Rafael Martins Mendes
e58370, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u435461
Pensamento Crítico em Desenvolvimento: Uma Análise de Interações em um Debate Sociocientífico
Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paloma Blanco Anaya
e56906, 1-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u463497
Critical Thinking in Development: An Analysis of Interactions in a Socioscientific Debate
Edyth Priscilla Campos Silva, Luiz Gustavo Franco, Paloma Blanco Anaya
e61436, 1-33
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u499531
Modelos Didáticos no Ensino do Sistema ABO e Fator Rh: Uma Revisão dos Métodos e Fatores que Influenciam a Aprendizagem
Dary Medeiros Dantas, Micheline de Azevedo Lima
e57702, 1-20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u533552
Didactic Models in the Teaching of the ABO System and the Rh Factor: A Review of the Methods and Factors that Influence Learning
Dary Medeiros Dantas, Micheline de Azevedo Lima
e61739, 1-20
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u553572
Fake News e Ensino de Ciências da Natureza: Apontamentos Contra a Ideologia e em Defesa do Conhecimento Científico
Carolina Borghi Mendes, Hélio da Silva Messeder Neto
e57710, 1-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u573593
Alfabetização Científica em Contextos Formais e Não Formais: Convergências e Ampliações Conceituais
Gean Carlos de Souza Albuquerque, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite
e58449, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u595617
Scientific Literacy in Formal and Non-Formal Contexts: Convergences and Conceptual Expansions
Gean Carlos de Souza Albuquerque, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite
e62309, 1-23
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u619641
Análise de Contos Literários Elaborados por Licenciandos e Professores da Educação Básica como Caminho para uma Abordagem Problematizadora no Ensino de Química
Mirele Cruz Alves, Tatiana Santos Andrade, Edenia Maria Ribeiro do Amaral
e58745, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u643666
Contributos da Alfabetização Científica no Museo Galileo (Florença): Integração entre Patrimônio Histórico e Educação Contemporânea
Roseli Constantino Schwerz, Michel Corci Batista, Marcos Cesar Danhoni Neves, Marcello Ferreira
e58872, 1-34
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u667700
Scientific Literacy Contributions at the Galileo Museum (Florence): Integration between Historical Heritage and Contemporary
Roseli Constantino Schwerz, Michel Corci Batista, Marcos Cesar Danhoni Neves, Marcello Ferreira
e62954, 1-32
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u701732
Meiose na Educação Básica: Análise de Concepções Docentes e Implicações para o Ensino
Lorrayne Evangelista de Sousa, Marina de Lima Tavares, Adlane Vilas-Boas
e59673, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u733763
Meiosis in Basic Education: Analysis of Teachers’ Conceptions and Implications for Teaching
Lorrayne Evangelista de Sousa, Marina de Lima Tavares, Adlane Vilas-Boas
e62962, 1-29
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u765793
Conteúdos Digitais Viralizados e Enganosos: Potencialidades para a Alfabetização Científica e Tecnológica
Tathiane Milaré, Leandro Duso, Graziela Piccoli Richetti
e60317, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u795818
A Tecnociência e o Racismo Ambiental: Como se Entrelaçam no Âmbito da Educação Científica e Tecnológica no Cenário Latino-Americano?
Miguel Guilhermino de Archanjo Junior, Fabiana dos Santos Vieira
e59761, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u819845
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários