Avaliadores

A Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências tem sido construída a muitas mãos. Destacamos no ano de 2021 os especiais esforços de avaliadores e avaliadoras que colaboraram com nossas publicações, mesmo nestes contextos tão adversos.

A ciência, que resiste ao obscurantismo, agradece. A equipe editorial da RBPEC, também.

Adriana Mohr, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Adriana Pugliese, Universidade Federal do ABC, Brasil

Agamenon Pereira Xavier, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Brasil

Alandeom W. Oliveira, State University of New York at Albany, Estados Unidos da América

Alessandra Aparecida Viveiro, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Alessandro Cury Soares, Universidade Federal do Cariri, Brasil

Amadeu Moura Bego, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Ana Paula Bispo da Silva, Universidade Estadual da Paraíba, Brasil

Ana Paula Solino Bastos, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Ana Paula Zerbato, Universidade de São Paulo, Brasil

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

André Luis Tato L. Santos, Colégio Pedro II, Brasil

Andréia de Freitas Zompero, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Andreia Guerra, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

Antonio Fernando Gouvea da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Bárbara Carine Soares Pinheiro, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Breno Arsioli Moura, Universidade Federal do ABC, Brasil

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Caetano Castro Roso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Cassiano Rezende Pagliarini, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Célio da Silveira Junior, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Charbel Niño El-Hani, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Cláudia Valentina Assunção Galian, Universidade de São Paulo, Brasil

Cristhiane Carneiro Cunha Flor, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Cristian Merino Rubilar, Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Dália Melissa Conrado, Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil

Daniela Gonçalves de Abreu Favacho, Universidade de São Paulo, Brasil

Daniela Lopes Scarpa, Universidade de São Paulo, Brasil

Danielle Aparecida Reis Leite, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil

Demétrio Delizoicov, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Douglas Verrangia Correa da Silva, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Elisabete Fernandes Linhares, Instituto Politécnico Santarém, Portugal

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal e São Carlos, Brasil

Fábio Peres Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Fernanda Regebe Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Brasil

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Geovana Mulinari Stuani, Prefeitura Municipal de Chapeco, Brasil

Giselle Watanabe, Universidade Federal do ABC, Brasil

Graciella Watanabe, Universidade de Brasília, Brasil

Guilherme da Silva Lima, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Helaine Sivini Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil

Iône Inês Pinsson Slongo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil

Jane Raquel Silva de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Jessica Norberto Rocha, Fundação CECIERJ, Brasil

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Jorge Bonito, Universidade de Coimbra, Portugal

José Francisco Custódio Filho, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

José Guilherme da Silva Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

José Luis de Paula Barros Silva, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Juarez Melgaço Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Juliana Machado, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

Juliana Maria Sampaio Furlani, Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Juliana Rink, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Junia Freguglia, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Karine Halmenschlager, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Leonardo André Testoni, Universidade de São Paulo, Brasil

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Liziane Martins, Universidade do Estado da Bahia, Brasil

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Lucia Helena Sasseron, Universidade de São Paulo, Brasil

Luciana de Abreu Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Brasil

Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Luciana Sedano de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Luciano Fernandes Silva, Universidade Federal de Itajubá, Brasil

Luisa Fernanda Mejía Toro, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Luiz Gustavo Franco, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Maíra Batistoni e Silva, Universidade de São Paulo, Brasil

Marcelo Lambach, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Marcia Gorette Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Marcilia Elis Barcellos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

Marcus Vinicius Duarte Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Brasil

Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

María Elena Infante-Malachias, Universidade de São Paulo, Brasil

Maria Helena Bertolini Bezerra, Instituto Educacional do Estado de São Paulo, Brasil

Maria Nizete de Azevedo, Universidade de São Paulo, Brasil

Mariana Tambellini Faustino, Universidade de São Paulo, Brasil

Mariana Vaitiekunas Pizarro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Brasil

Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Matheus Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Monica Abrantes Galindo, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Natália Ferreira Campos, Universidade de São Paulo, Brasil

Nathan Willig Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Nei Freitas Nunes-Neto, Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil

Nilmara Braga Mozzer, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Patrícia Barbosa Pereira, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Paula Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Paulo César de Almeida Raboni, Universidade Estadual Paulista, Brasil

Paulo César Pinheiro, Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil

Paulo Fraga da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Paulo Lima Junior, Universidade de Brasília, Brasil

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Brasil

Pedro Pinheiro Teixeira Pontifícia, Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Poliana Flávia Maia, Universidade Federal de Viçosa, Brasil

Rafael Vitame Kauano, Universidade de São Paulo, Brasil

Raquel Folmer Corrêa, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Raquel Sousa Valois, Universidade Federal do Piauí, Brasil

Renata de Paula Orofino, Universidade Federal do ABC, Brasil

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa, Brasil

Rochele Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Rosana dos Santos Jordão, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil

Rosária da Silva Justi, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Roseline Beatriz Strieder, Universidade de Brasília, Brasil

Sidnei Percia da Penha, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Silvia Fernanda de Mendonça, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Silvia Luzia Frateschi Trivelato, Universidade de São Paulo, Brasil

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Simoni Tormohlen Gehlen, Universidade Estadual de Santa Cruz, Brasil

Stefannie de Sá Ibraim, Universidade de Brasília, Brasil

Suiane Ewerling da Rosa, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Brasil

Tatiana Galieta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Verenna Barbosa Gomes, Universidade Federal do Tocantins, Brasil

Vilmarise Bobato, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Vitor Fabrício Machado Souza, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Wilton Rabelo Pessoa, Universidade Federal do Pará, Brasil