Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • As abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

  • A originalidade do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.

  • O trabalho cumpre integralmente os itens listados no Checklist para avaliação inicial de trabalhos.

Diretrizes para Autores

Política editorial

A Revista Docência do Ensino Superior publica trabalhos originais e inéditos, não sendo permitida submissão simultânea a nenhum outro processo editorial. Após a publicação nesta Revista, os textos poderão ser submetidos a outros processos editoriais, sob a condição de conterem nota com a referência da publicação original.

Poderão ser encaminhados trabalhos em português, espanhol ou inglês. Toda submissão deve conter o título, o resumo e as palavras-chave em português, espanhol e inglês. 

São de exclusiva responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidas, bem como a utilização de quaisquer elementos em seus trabalhos (reprodução de imagens, tabelas, citações, etc.).

Esta Revista publica trabalhos com, preferencialmente, até quatro autores. No ato da submissão do trabalho, devem ser informados os nomes de todos os autores, sendo que pelo menos um deve ter o título de doutor. Nos metadados da submissão, deve-se inserir no campo "Resumo da biografia" um minicurrículo de cada autor, com até 60 palavras. Nesse mesmo campo pedimos que sejam inseridos também os usuários dos autores nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Solicita-se o preenchimento dos campos ORCID, URL (Lattes), País e Instituição/Afiliação.

Este periódico não cobra taxas para submissão, avaliação ou publicação de trabalhos.

A Revista Docência do Ensino Superior reserva-se o direito, se achar conveniente, de não publicar trabalho(s) de mesmo(s) autor(es) em intervalos menores que 1 (um) ano.

Período para submissões nacionais: 1º de fevereiro a 30 de novembro.

Período para submissões internacionais: 1º de janeiro a 31 de dezembro.

 

Processo de avaliação dos trabalhos:

Todos os trabalhos submetidos passarão por uma avaliação inicial, que contempla: 1) Análise em softwares antiplágio. Havendo qualquer ocorrência que possa caracterizar plágio, os autores serão imediatamente informados e o processo avaliativo suspenso. 2) Verificação de todos os itens listados no Checklist para avaliação inicial de trabalhos. 3) Verificação da pertinência do texto à linha editorial e ao escopo da Revista. Textos em desacordo com qualquer desses itens serão recusados pela Comissão Editorial. 

A etapa seguinte consiste na avaliação por pares. Os trabalhos que atenderem aos itens acima serão encaminhados às cegas a pelo menos dois avaliadores (de instituições diferentes das dos autores), que se orientarão por um roteiro de avaliação.

Para permitir a avaliação às cegas por parte dos pareceristas, é imprescindível que a versão enviada do trabalho não tenha identificação de autoria, inclusive no corpo do texto, rodapé, referências ou nas propriedades do arquivo. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve se usar (AUTOR1, ano) apenas, sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação, para preservar o anonimato. 

O resultado da avaliação feita pelos avaliadores pode ser:

a) Aceito: o avaliador poderá, a seu critério, fazer ou não comentários sobre o texto.

b) Revisões requeridas: o avaliador deverá apontar possíveis alterações a serem realizadas antes da publicação, com anotações no corpo do texto e/ou em relatório anexo. O texto não retornará ao avaliador, ficando a cargo da Comissão Editorial verificar se as pendências foram sanadas pelo autor durante o prazo especificado, assim como determinar a publicação ou não do texto.

c) Não aceito: o avaliador deverá apontar os itens que levaram à reprovação do texto, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futuras submissões.

Cabe destacar que o Conselho Editorial e o corpo de Avaliadores da Revista Docência do Ensino Superior são compostos por pesquisadores mestres e doutores vinculados à UFMG ou a outras instituições de ensino superior no Brasil e em outros países.

Neste periódico, a média de tempo de avaliação dos trabalhos tem sido de quatro meses. Da aprovação à publicação a média tem sido de três meses.

 

Tipos de trabalho:

São publicados textos originais, com resultados de pesquisa, ensaios ou relatos de experiência, que abordam questões relacionadas à docência no ensino superior, como metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, entre outras, nas diferentes áreas do conhecimento. Também são aceitos para publicação resumos de teses e dissertações, entrevistas e resenhas.

a) Artigo: 1) resultados de pesquisa empírica ou teórica; 2) revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área; 3) relato de experiência; 4) ensaio. Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 150 e 250 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título (e traduções), resumo (e traduções), palavras-chave (e  traduções) e referências, deve ter entre 4.500 e 6.500 palavras.

b) Resenha: texto que apresente leitura crítica de obras relevantes para a área temática da Revista e que tenham sido publicadas nos três últimos anos. Deve ter entre 1.500 e 3.000 palavras.

c) Artigo de opinião: texto argumentativo, abordando tópicos relevantes na área temática da Revista, que expresse a opinião do autor dialogando com a produção científica da área. Deve vir acompanhado de resumo com extensão entre 150 e 250 palavras e de três a cinco palavras-chave. O artigo completo, incluindo título, resumo, palavras-chave e referências, deve ter entre 1.500 e 3.200 palavras.

d) Entrevista: entrevista inédita com pessoas que possuam contribuições significativas, seja pela sua prática, seja pela sua produção acadêmica, para a área temática da Revista. Deve ter entre 4.500 e 6.500 palavras.

e) Resumo de tese ou dissertação: deve estar vinculado à área temática da Revista, ser submetido pelo próprio autor da dissertação ou tese já defendida e trazer sua referência completa, normatizada pela ABNT.

 

Estrutura e formatação dos trabalhos:

Os arquivos devem ser enviados em formato doc, docx, odt ou rtf, de acordo com o Template da Revista.

Em caso de dúvidas, clique aqui para acessar o tutorial de aplicação do Template.

Consulte aqui o Manual de estilos deste periódico. 

Consulte aqui o Tutorial para submissão de trabalhos.

1) Elementos pré-textuais:

Título: deve-se evitar abreviaturas, parênteses e fórmulas. O subtítulo (se houver) deve vir precedido de dois-pontos (:).

Resumo: deve conter entre 150 e 250 palavras, apresentando os itens relevantes do artigo, como objetivo, referencial teórico, metodologia, resultados/conclusões. Deve-se evitar o uso de siglas, fórmulas e citações. Deve ser escrito em parágrafo único. 

Palavras-chave: mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

Toda submissão deve trazer, na primeira página, título, resumo e palavras-chave em português e a tradução desses elementos para o espanhol e o inglês na segunda página.

2) Elementos textuais:

O texto do artigo deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Ressalta-se que essa é apenas uma orientação. Essas partes, conservando-se a ordem em que aparecem no texto, podem ser nomeadas de modo diferente e/ou conter subdivisões de acordo com a preferência dos autores.

a) Citações: deve-se seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citações. Clique aqui para ver exemplos de citações. Nas submissões internacionais, pode-se usar as normas da APA.
b) Notas de pé de página (rodapé): devem ser restritas ao mínimo indispensável; devem ser numeradas sequencialmente; alocadas ao final da página correspondente. 
c) Termos em língua estrangeira devem ser grafados em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.
d) O uso de siglas e abreviações deve ser restrito às já existentes ou convencionadas. Na primeira vez que forem mencionadas no texto, devem ser escritas por extenso e seguidas da sigla ou abreviação entre parênteses. Nas ocorrências seguintes, pode-se utilizar apenas as siglas ou abreviações.
e) Recomenda-se a grafia dos números de um a dez, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), por extenso, e a grafia em algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).
f) Os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, quadros e tabelas) devem trazer sua identificação na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. Abaixo da ilustração, deve ser inserida a fonte. Imagens, gráficos, quadros e tabelas elaborados pelos autores devem conter tal informação na fonte. Caso o trabalho seja aprovado, poderá ser solicitado o envio dos recursos visuais no formato JPG com resolução acima de 300 dpi. Tabelas e quadros devem ser inseridos em formato de texto. 

3) Elementos pós-textuais:

Referências: Deve-se referenciar apenas os textos/materiais citados no trabalho, seguindo as normas da ABNT NBR-6023 para referências. Clique aqui para ver exemplos de referências. Deve-se utilizar o itálico para o destaque dos títulos e, sempre que possível, informar os nomes dos autores por extenso. Nas referências de artigos publicados em periódicos, informar o DOI sempre que houver. Nas submissões internacionais pode-se usar as normas da APA.

Ética de Publicação

A Revista Docência do Ensino Superior declara seu compromisso com as práticas que prezam pela ética e integridade da pesquisa e espera o mesmo de todos os envolvidos no processo editorial: editores, avaliadores e autores.


Toda a prática editorial e a relação da equipe editorial com autores e avaliadores estão amparadas no Guia para editores e no Guia para autores do Committee on Publication Ethics (COPE) e segue as diretrizes nacionais e internacionais para assegurar a observância dos princípios de ética e integridade da pesquisa, conforme apresentado nos documentos: Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica do Programa SciELO, Diretrizes da 2nd World Conference on Research Integrity, fluxos do COPE e Guia pra registro e publicação de retratação do Scielo.

 

Qualquer denúncia ou suspeita de má conduta de autores, avaliadores ou de membros da equipe editorial deve ser encaminhada à Revista Docência do Ensino Superior, por meio do e-mail revistadocenciaensinosuperior@ufmg.br, para análise conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) e os princípios e padrões recomendados pela COPE.

Artigos

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Artigos de opinião

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Entrevistas

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Resumos de dissertações e de teses

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.