v. 15 (2025)

					Visualizar v. 15 (2025)
Publicado: 23-01-2025

Seção especial: IA nos processos de ensino-aprendizagem

  • Entre a técnica e a política: inteligência artificial e ensino superior entrevista com o Prof. Dr. Rafael Evangelista

    Rafael de Almeida Evangelista, Leonardo Ribeiro da Cruz
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59094
  • Estudo de caso sobre o uso de um chatbot como ferramenta pedagógica para ensino de reações de Diels-Alder na graduação

    Wilton José Diolindo do Nascimento Júnior, Mayara de Carvalho Santos, Paulo César Muniz de Lacerda Miranda, Gildo Girotto Júnior
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.58046
  • Entrevista com a Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG perspectivas no ensino superior

    Patrícia Nascimento Silva, Ricardo Fabrino Mendonça, Adriana Silvina Pagano, André Goes Mintz, Antônio de Pádua Braga, Dorgival Guedes Neto, Fábia Pereira Lima, Geane Carvalho Alzamora, Marco Antônio Sousa Alves, Zilma Silveira Nogueira Reis, Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, Virgílio Augusto Fernandes Almeida
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59768

Artigos

  • A formação para a prática docente segundo professores de um curso de graduação em Enfermagem

    Lorena Gleice Azevedo da Silva, Karina Xavier de Lima, Jéssica Karoline Alves Portugal, Nair Chase da Silva, Hyana Kamila Ferreira de Oliveira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.55225
  • Explorando a visualização, o pensamento geométrico e a criatividade uma experiência com licenciandos em Matemática

    Mauricio Ramos Lutz, Gabriel de Oliveira Soares, José Carlos Pinto Leivas, Ari Blaz Falcão Ardais
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.57403
  • Ensino de desenho técnico a estudante com deficiência visual uso de ferramenta tátil integrada à metodologia de formação por competências

    Rafael Hauckewitz Todaro, Cristiane Maria Barra da Matta, Luana Thereza Nesi de Mello, Guilherme Wolf Lebrão
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.62877
  • Inteligência artificial generativa no ensino superior implicações, aplicações e ferramentas

    Betiana Elizabeth Vargas, Edgar Záyago Lau
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.58154
  • Oportunidades de desenvolvimento docente percepções e desafios em uma universidade federal

    Dener Luiz da Silva, Gabriela Caroline da Silva Vieira
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.56275
  • LabJuX uma experiência de ensino, pesquisa e extensão universitária no contexto das juventudes

    Cláudia da Silva Pereira, Marcella Silva Azevedo, Amanda Almeida Antunes
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.54895
  • Aprendizagem Baseada em Fenômenos no ensino de Medicina como atender os pacientes cegos?

    Daniela Maysa de Souza, Izabelly Carvalho Silvestrini, João Gustavo Pessotto Guimarães, Julia da Rocha Favero, Keila Zaniboni Siqueira Batista, Luciana Correa Flor
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52355
  • Desafios do ensino universitário com tecnologias digitais no Brasil e na Colômbia durante a covid-19

    Marciana Córdoba, Renata Rinaldi Portela, Alder Luis Pérez Córdoba
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52731
  • A teoria de valores humanos na formação inicial uma revisão sistemática

    Rodolfo Silva da Rosa, Leonardo Ristow, Ana Flávia Backes, Jéssica Dias Cardoso, Vinicius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52706
  • Ácido e base de Brönsted-Lowry e de Lewis uma problematização de química para o ensino superior

    Larissa de Lima Faustino; Elisa Aguayo da Rosa; Franciely Ignachewski
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.53639
  • Estudo de casas autoconstruídas oportunidade para a (des)construção da história da arquitetura

    Denise Fernandes Geribello
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52701
  • O exame clínico objetivo estruturado nos cursos de saúde no Brasil de 2013 a 2023

    Paula Páglia Braga Araújo, Giliel Rodrigues Leandro, Rafael Dioni Leandro Costa, Erotides Martins Filho, Elzenir Pereira de Oliveira Almeida
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.51311
  • Integrando Python e Microsoft Excel no ensino de otimização paramétrica em Engenharia de Processos

    Francinelson Pontes do Carmo, Vanja Maria de França Bezerra
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.52342
  • Quiz gamificado de autoaprendizagem um recurso pedagógico no ensino de Anatomia

    Emília Cristina Benevides de Freitas, Kátia Cristina do Amaral Tavares, Cíntia Regina Lacerda Rabello, Carolina Nascimento Spiegel
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.48822
  • Conhecimento clínico dos professores de Odontologia sobre hipersensibilidade dentinária e lesões cervicais não cariosas

    Giulia Freitas, Carla Cioato Piardi, Roberto Zimmer
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.53673
  • Estratégias para o ensino de filosofia na graduação médica reflexões e propostas pedagógicas

    Marcos Vinícius Domingues Borba, Carlos Euclides Marques, Alexandre de Araújo Pereira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.55124
  • Proposta de autorreconhecimento de cursos de graduação em Engenharia frente às novas Diretrizes Curriculares Nacionais estudo de caso no curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina

    Jennifer Perreira dos Santos, Leonardo Romero Monteiro
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.37455
  • Simulação clínica como metodologia de ensino-aprendizagem no manejo de lesão por pressão

    Jéssica Caroline Louzada Vieira, Lídia Miranda Brinati, Talita da Conceição de Oliveira Fonseca, Patrícia de Oliveira Salgado
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.57364

Resumos de dissertações e de teses

  • Educação humanizada versus mercancia no ensino jurídico privado no Brasil

    Salete de Oliveira Domingos
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.56283

Resenhas

  • As fronteiras entre a arquitetura e o ensino de estruturas

    Otávio Augusto Alves da Silveira
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2025.59070