Chamada para seção especial: “Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964”

27-03-2024

A Revista Docência do Ensino Superior está com submissões abertas para a seção especial 

“Democracia e ensino na Universidade: 60 anos após o golpe de 1964”

Os manuscritos devem abordar temas como: impactos da ditadura militar na prática docente no ensino superior; a sala de aula da universidade como espaço de resistência; o papel do docente universitário na defesa da democracia; desdobramentos das políticas de Estado na formação do profissional de nível superior; movimentos estudantis como processos formativos no ensino superior, contribuições da educação popular para a pedagogia universitária, transição do planejamento tecnoburocrático para a planificação neoliberal no ensino superior, entre outros, no Brasil e em outros países.

Prazo de submissão: até 31 de maio de 2024

Publicação: até dezembro de 2024

Veja a chamada completa em nosso site.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/announcement

*********************************

Critérios de submissão e de avaliação dos trabalhos:

  • Serão avaliados textos inéditos, em português, espanhol ou inglês, que tratem de resultados de pesquisa, ensaios, relatos de experiência ou entrevistas sobre questões relacionadas à docência no ensino superior em contextos de governos antidemocráticos.
  • Os textos deverão versar, dentre outros aspectos da docência no ensino superior, sobre metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, em interface com a democracia e a cidadania.
  • A produção do manuscrito deve observar as diretrizes aos autores, disponíveis em https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions.
  • O manuscrito deve ser submetido pelo site do periódico, neste link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions, até 31 de maio de 2024.
  • O processo editorial será o mesmo para todas as submissões, com avaliação duplo-cega pelos pares.
  • Caso seja aprovado, o artigo será publicado ainda em 2024.

Submeta o seu texto! Divulgue esta chamada em suas redes acadêmicas e sociais.

*************************************

Este periódico científico, editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Prograd/UFMG, publica resultados de pesquisa, ensaios, artigos de opinião, relatos de experiências, entrevistas e resumos de teses e dissertações que abordam questões relacionadas ao ensino na universidade. Todos os volumes estão disponíveis on-line, com textos sobre metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, entre outras temáticas, nas diferentes áreas do conhecimento.

Lembramos que a submissão de artigos para as demais seções de abordagem livre sobre docência do ensino superior é contínua.