Semiótica Social e Multimodalidade pelas lentes de Kress
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1685-1699Palabras clave:
semiótica social, multimodalidade, signo motivado, produção de sentidosResumen
Este trabalho traz uma discussão sobre Semiótica Social e Multimodalidade. Para tanto, fazemos um levantamento das principais obras que marcam o pensamento de Gunther Kress e colaboradores. Nesse sentido, ao revisitar suas obras, encontramos a presença de formulações teóricas de Michael Halliday (1978) que ancoram a visão sociossemiótica como escolha, interesse, signo motivado, todas funções que norteiam uma visão específica de linguagem e de gramática. No escopo da teoria, encontramos as contribuições do pensamento Kressiano sobre multimodalidade com interesse em explorar as formas de significação moderna. Assim, a partir desses princípios, apresentamos um conjunto de pesquisas que trazem reflexões do seu pensamento para os estudos da linguagem e comunicação.
Referencias
BARBOSA, V. S. Multimodalidade e letramento visual: uma proposta de intervenção pedagógica para integrar as habilidades de ler e ver no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira. 2017. 414 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-Ceará, 2017.
BEZEMER, J. KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication. London: Routledge, 2016.
GUALBERTO, C.; KRESS, G. Social Semiotics. In: HOBBS, R.; MIHAILIDIS, P. The International Encyclopedia of Media Literacy. Nova Iorque: Wiley-Blackwell, 2019. p.01-09.
GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. Revista D.E.L.T.A., São Paulo, v. 35, n.2, p. 1-30, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460X2019350205
HODGE, R.; KRESS, G. Language as ideology. London and Boston: Routledge & Kegan Paul, 1979.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
KRESS, G. Before writing: rethinking the paths to literacy. London: Routledge, 1997.
KRESS, G. Literacy in the new media age. London: Routledge, 2003.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G. Discourse Analysis and Education: A Multimodal Social Semiotic Approach. In: ROGERS, R. (ed.). An introduction to critical discourse analysis in education. 2nd ed., 2011, p.204 -226.
KRESS, G. Semiotic work Applied Linguistics and a social semiotic account of Multimodality. AILA Review, Cidade, n.28, v.1, p.49–71, 2015. John Benjamins Publishing Company DOI:10.1075/aila.28.03kre
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2021 [2006].
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006 [1996].
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.
