Questões de multimodalidade em um texto da TAG Livros no Instagram

design, layout, framing e outros desafios para linguistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1700-1722

Palavras-chave:

multimodalidade, textos multimodais×, design, letramento visual×

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir elementos do design de um texto composto por seis peças publicadas pela TAG Livros no Instagram, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, em 17 de maio de 2022. Embora a questão política e humanitária abordada seja de enorme relevância, deteremo-nos nos elementos que compõem as peças, produzindo um exercício de leitura de seus processos de produção e consumo, à luz da multimodalidade. As peças foram selecionadas diretamente do perfil da TAG Livros, baixadas e organizadas para análise. Os resultados desta incursão teórica pelas peças, em especial informada pelos livros Multimodal discourse e Reading images, de Kress e Van Leeuwen (2001; 2006), favorecem indagações e reflexões sobre nossa concepção de texto e design. O escopo e o alcance dos estudos linguísticos e mesmo da formação de linguistas também está em pauta, diante de objetos tão complexos e, ao mesmo tempo, socialmente presentes. Algumas categorias da abordagem são postas em debate, a partir da materialidade das peças. Nas considerações finais, deixamos novas perguntas quanto a composições semelhantes à que focalizamos aqui, além de propor um exercício constante de ampliação de horizontes aos linguistas e aos professores de leitura e produção de textos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v.66, n.1, p. 60-93, 1996. DOI: https://doi.org/10.17763/haer.66.1.17370n67v22j160u

CAZDEN, C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. Tradução: Adriana Alves Pinto et al. In: RIBEIRO, A. E.; CORRÊA, H. T. (orgs.) Belo Horizonte: CEFET-MG/LED, 2021. p. 11-60. Disponível em https://www.led.cefetmg.br/uma-pedagogia-dos-multiletramentos/

GUALBERTO, C. L., & SANTOS, Z. B. dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350205

KATO, M. A. Apresentação. In: KATO, M. A. A concepção da escrita pela criança. 3 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002. p.7-8.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse. The modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.

KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. 2 ed. London: Routledge, 2006.

KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication, v.1, n.3, p. 343-368, 2002. DOI: https://doi.org/10.1177/147035720200100306

MAZZALOMO, L. Diseño gráfico editorial. In: SAGASTIZÁBAL, L. de; ESTEVES FROS, F. El mundo de la edición de libros. Buenos Aires: Paidós, 2009. p.139-160.

MOREIRA, N. da C. R. Portadores de texto: concepções de crianças quanto a atributos, funções e conteúdo. In: KATO, M. A. A concepção da escrita pela criança. 3 ed. Campinas, SP: Pontes, 2002.

PAIVA, F. A. Práticas de letramento e produção de sentido de layouts na multimodalidade. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 98-127, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81241

PELED-ELHANAN, N. Layout as punctuation of semiosis: some examples from Israeli schoolbooks, Visual Communication, v. 8, n. 91, 2009. DOI: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1470357208099149

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais na sala de aula: exercícios. Revista Triângulo, Uberaba, v. 13, n. 3 p. 24-38, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v13i3.5005

RIBEIRO, A. E. Manifestações e polarização ideológica durante a pandemia do novo coronavírus: discurso e multimodalidade em peças gráficas via redes sociais. In: SILVA, R. C.; QUEIROZ, L. A. A. (orgs.) Multimodalidade e Discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2021. p. 105-123.

RIBEIRO, A. E. De Tolstói a Toy Story: um caso de texto multimodal e seus estratos digitais. Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 7-21, 2021a. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e79867.

RIBEIRO, A. E. Pandemia e desinformação: aspectos da linguagem e da multimodalidade em campanha do Tribunal Superior Eleitoral. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 19, n. 1, p. 47-62, 2021b. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2021.191.04

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: camadas, dimensões e níveis. In: RIBEIRO, A. E. Multimodalidade, textos e tecnologias. Provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola, 2021c. p. 123-138.

VAN LEEUWEN, T. Ten Reasons Why Linguists Should Pay Attention to Visual Communication. In: LEVINE, P; SCOLLON, R. (ed.). Discourse & Technology: multimodal discourse analysis. Washington: Georgetown University Press, 2004. p. 7-20.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

RIBEIRO, A. E. Questões de multimodalidade em um texto da TAG Livros no Instagram: design, layout, framing e outros desafios para linguistas. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 31, n. 4, p. 1700–1722, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.31.4.1700-1722. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/55219. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 31:4 (2023): Multimodality through the lenses of Kress’ Social Semiotics