A noção de modo semiótico na teoria de Kress e seu papel na proposta de um modelo de análise de textos multissemióticos
o caso do motion graphic educativo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1842-1865Palavras-chave:
modo semiótico, motion graphic educativo, análise multissemióticaResumo
A noção de modo semiótico proposta por Kress é extremamente produtiva para a análise de textos multissemióticos, pois é possível observar a maneira como os distintos modos se organizam para a construção de sentidos. Com base nessa noção, este texto objetiva apresentar subsídios para a construção de um modelo de análise de motion graphic educativos, um artefato semiótico característico de práticas sociais emergentes e bastante típicas da cultura hipermidiática. A partir de uma abordagem metodológica qualiquantitativa e interdisciplinar no campo da Linguística Aplicada para a análise e discussão dos dados, os resultados apontam que os modos semióticos precisam ser considerados a partir de suas potencialidades no contexto em que são produzidos e veiculados. Concluímos que o modo verbal oral exerce predominância sobre os demais na peça de motion graphic educativo analisada, pois é partir dele que os outros modos passam a integrar o artefato multissemiótico na construção de significados.
Downloads
Referências
ANTHONY, L. AntConc 3.5.8 [Computer Software]. Tokyo, Japan: WasedaUniversity. 2022. Disponível em: <https://www.laurenceanthony.net/software/antconc/>. Acesso em: 15 set. 2022.
AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. 2a. ed. Campinas: Papirus, 2006.
BAUMGRATZ-GONÇALVES, L. Motion graphic educativo: Uma análise multimodal e interdisciplinar de uma nova prática de comunicação social. 2022. 210 p. Dissertação (Mestrado em Letras) — Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63783. Acesso em 15 set. 2022.
BERNARDET, J-C. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 1980.
BEZEMER, J. 2019. Gunther Kress: a short biography. Disponível em: https://www.academia.edu/40281630/Gunther_Kress_A_Short_Biography, 2019. Acesso em 15 set. 2023.
BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, learning and communication: a social semiotic frame. London: Routledge, 2016.
BEZEMER, J.; JEWITT, C.; VAN LEEUWEN, T. Tribute to Gunther Kress (1940–2019): reflecting on visuals that shaped his work. Visual Communication, vol 19, n. (1) 3–11, 2020.
CARDOSO, A. H. O. Motion design no Brasil: uma proposta de metodologia. 2021. 249 p. Dissertação (Mestrado em Design). Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.
DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução: Jefherson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
EISENSTEIN, S. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
FIELD, S. Manual do Roteiro: Os fundamentos do texto cinematográfico. 14. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. DELTA, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 1-30, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460X2019350205.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, Christian M. I. M. Halliday’s introduction to functional grammar. Fourth edition. London/New York: Routledge, 2014.
HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. Ithaca: Cornell University Press, 1988.
JEWITT, C.; BEZEMER, J.; O’HALLORAN, K. Introducing multimodality. London/New York: Routledge, 2016.
JEWITT, C. (ed.). The Routledge handbook of multimodal analysis. 2nd edition. London/New York: Routledge, 2016.
JOURNOT, M-T. Vocabulário de Cinema, Lisboa: Edições 70, 2005
KRASNER, J. Motion graphic design: applied history and aesthetics. New York and London: Focal Press, 2008.
KRESS, G. Linguistic processes in sociocultural practice. Oxford: Oxford University Press, 1985.
KRESS, G. Literacy in the new media age. London/New York: Routledge, 2003.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London/New York: Routledge, 2010.
KRESS, G. What is mode? In: JEWITT, Carey (org.). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. 2. ed. Abingdon: Routledge, 2017. p. 60-75.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. Third edition. London: Routledge, 2021.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.
MANOVICH, L. The language of mew media. Cambridge: The MIT Press, 2001.
MCKEE, R. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de. 1. ed. Curitiba: Arte & Letra Editora, 2006.
MOITA LOPES, L. P. da. Fotografias da linguística aplicada no campo de línguas estrangeiras no Brasil. D.E.L.T.A, São Paulo, v. 15, n. especial, p. 419-435, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000300016
NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 529-552, 2011. DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15403
O’HALLORAN, K. L. Multimodal analysis and digital technology. In: BALDRY, A.; MONTAGNA, E. (eds). Interdisciplinary perspectives on multimodality: theory and practice. Campobasso: Paladino, 2009.
O’HALLORAN, K. L.; SMITH, B. A. Multimodal studies. In: O’HALLORAN, K. L.; SMITH, B. A. (eds). Multimodal studies: exploring issues and domains. New York/London: Routledge, 2011.
SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SERAFINI, F. Reading the visual: an introduction to teaching multimodal literacy. New York/London: Teachers College Press, 2014.
VAN LEEUWEN, T. Speech, music, sound. 1. ed. London: Macmillan Press, 1999.
VELHO, J. Motion graphics: linguagem e tecnologia – Anotações para uma metodologia de análise. Dissertação (Mestrado em Design) — Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/9141/1/Arquivo.pdf. Acesso em 15 set. 2023.
VIAN JR., O.; ROJO, R. H. R. Letramento multimodal e ensino de línguas: a Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias. Raído, Dourados, v.14, p. 216-232, 2020. DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v14i36.12045
WISNIK, J. M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras/Círculo do Livro, 1999.