Interação e multimodalidade no Instagram

um estudo sobre a linguagem no ambiente digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1988-2008

Palavras-chave:

interações linguísticas, ambiente digital, recursos tecnológicos, redes sociais

Resumo

O presente texto traz discussões relacionadas às interações linguísticas em ambiente digital. Mais especificamente, este estudo reforça que a apropriação dos recursos tecnológicos requer habilidades específicas de práticas de leitura no universo informatizado. Para discutir isso, utiliza-se como referencial bibliográfico autores como Lévy (1999), que disserta sobre a cibercultura; Ribeiro (2009), com discussões sobre letramento digital; Kleiman (2014), acerca da linguagem heterogênea e dinâmica presente no contexto virtual, além de Rojo (2013), Kress (2003, 2010), Kress, Leite-Garcia e Van Leeuwen (2000) com estudos sobre a multimodalidade. Mencionam-se, ainda, debates sobre a Linguística Aplicada e interatividade e, por fim, apresentou-se a descrição de uma página na web do Instagram buscando ampliar questões sobre as interações linguísticas no ambiente digital por meio das redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. Campinas: Pontes Editores, 1993.

ARAÚJO, L. A variação e a mudança linguísticas pela sociolinguística: pressupostos para o estudo da língua em uso. RevLet – Revista Virtual de Letras, Jataí, v. 11, n. 1, p. 126-142, 2019.

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem Online: textos e práticas digitas. Tradução de Milton Camargo Mota. 1°ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

CELANI, M. A. A relevância da Linguística Aplicada na formulação de uma política educacional brasileira. In: FORTKAMP, M. TOMITCH, L. (orgs.). Aspectos da Linguística Aplicada: Estudos em homenagem ao Prof. Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000. p. 17-32.

CHARTIER, R. As aventuras do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

CHARTIER, R. Sem livros. Revista Linguasagem, São Carlos, v.32, n. temático, p. 6-17, 2019.

DUDENEY, G; H, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. Tradução de Marcos Marcionilo, 1. Ed. São Paulo: Parabóla Editorial, 2016.

GONÇALVES, L. et al. Diálogos entre semiótica e análise de discurso: uma reflexão sobre o ‘emitir para existir’ na linguagem do Instagram do @reveillondosmilagres. Ciências humanas e sociais, Maceió, v. 3, n.2. p. 183-198, 2016.

GOULART, I.; GLÓRIA, J.; ARAÚJO, M. A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. Esp. p. 172-187, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp172-187

KLEIMAN, A. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, n. 2, p. 79-97, 2014.

KRESS, G.; LEITE-GARCIA, R.; VAN LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: VAN DIJK, T. A. El discurso como estructura y processo. Barcelona: Gedisa Editorial, 2001. p.107-170.

KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

LÉVY, Pierre. Cybercultura. Traduzido por Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34 Ltda., 1999.

RIBEIRO, A. COSCARELLI, C. Letramento digital. In: FRADE, I. C. A.; VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (orgs). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p s/n.

RIBEIRO, A. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n.1, p. 15-38, 2009.

ROJO, R; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, R. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. In: ROJO, Roxane. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 15-36.

ROJO, RMOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola.São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTAELLA, L. Como eu ensino: leitura de imagens. Editora Melhoramentos, 2012.

SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SILVA, A. et al. A ampliação da linguagem no ambiente digital. In: V CONGRESSO NACIONAL D EDUCAÇÃO, 2018, Campina Grande. Anais… Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/45539>. Acesso em: 12 mar 2021.

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V.(org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003. p.89-115.

STREET, B. Multimodalidade. In: FRADE, I. C. A.; VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (orgs). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. s/n.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

CASAGRANDE, T. de C.; ALMEIDA, P. V.; GOULART, I. do C. V. Interação e multimodalidade no Instagram: um estudo sobre a linguagem no ambiente digital. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 31, n. 4, p. 1988–2008, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.31.4.1988-2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/55257. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Thematic issue 31:4 (2023): Multimodality through the lenses of Kress’ Social Semiotics