Atividade educativa on-line sobre aleitamento materno para conhecimento de agentes comunitários de saúde

Estudo quase-experimental

Autores

  • Emilia Soares Chaves Rouberte Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9758-7853
  • Antonia Lucileide Andrade da Cunha Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4418-8397
  • Bruna Kely Oliveira Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6938-5055
  • Daniela Raulino Cavalcante Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9741-4888
  • Alana Santos Monte Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8626-3527
  • Jamile Magalhães Ferreira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Farmácia e Enfermagem. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9069-4584
  • Jairo Domingos de Morais Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família PPGSF/RENASF. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8383-7871
  • Anne Fayma Lopes Chaves Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Instituto de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Redenção, CE - Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7331-1673

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2023.39067

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Educação em Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Conhecimento, Tecnologia da Informação

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade de atividade educativa on line sobre aleitamento materno (AM) para conhecimento cognitivo de agentes comunitários de saúde (ACS). Métodos: estudo quase-experimental, realizado com agentes comunitários de saúde. Aplicou-se, previamente, teste do conhecimento sobre aleitamento materno. Em seguida, os participantes foram submetidos à atividade educativa on-line teórica e prática. Posteriormente, foi aplicado o pós-teste. Resultados: a amostra foi constituída por 53 profissionais. A atividade se mostrou efetiva, pois foi capaz de melhorar o conhecimento cognitivo dos profissionais sobre o aleitamento materno. Houve estatística significativa nas variáveis sobre fisiologia (p<0,001) e benefícios da amamentação (p<0,003), posição para amamentar (p<0,002), intervalos entre as mamadas (p<0,001), intercorrências mamárias (p<0,001) e conservação do leite (p<0,005). Conclusão: a estratégia educativa on-line obteve efetividade na melhora do conhecimento cognitivo dos ACS sobre AM em todos os aspectos abordados. Destacam-se evidências estatísticas referentes à diferença entre o conhecimento cognitivo prévio e o conhecimento posterior à atividade educativa on-line nas variáveis sobre fisiologia e benefícios da amamentação, técnica de amamentação, intervalos entre as mamadas, intercorrências mamárias e conservação do leite.

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Arquivos adicionais

Publicado

23-05-2023

Como Citar

1.
Rouberte ESC, Cunha ALA da, Santos BKO, Cavalcante DR, Monte AS, Ferreira JM, Morais JD de, Chaves AFL. Atividade educativa on-line sobre aleitamento materno para conhecimento de agentes comunitários de saúde: Estudo quase-experimental. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 23º de maio de 2023 [citado 22º de abril de 2024];27. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/39067

Edição

Seção

Pesquisa