Planejamento estratégico situacional

relato de experiência por discentes de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2024.47619

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Enfermagem, Planejamento, Ambulatório Hospitalar

Resumo

Objetivo: relatar a experiência discente de Enfermagem no uso do Planejamento Estratégico Situacional para identificação de problemas. Método: relato de experiência da aplicação da ferramenta de gestão Planejamento Estratégico Situacional (PES) durante o estágio curricular do curso de enfermagem, realizado pelos alunos do último ano de curso, no ambulatório de especialidades de um hospital universitário de São Paulo Capital.  Resultados: a experiência discente no estágio curricular com o uso do PES proporcionou a identificação do problema da desatualização do instrumento de avaliação de feridas pela enfermagem impactando na qualidade da assistência, o que levou os alunos a desenvolver um novo instrumento para uso, baseado em escalas e no instrumento do NANDA. Conclusão: o estudo demonstrou que os profissionais da enfermagem que atuavam com feridas no setor ambulatorial reconheceram a necessidade de atualizar o instrumento avaliativo e de registro utilizado e que o uso do PES para implementação de um novo instrumento possibilitou uma ampliação na avaliação e acompanhamento dos pacientes. 

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Arquivos adicionais

Publicado

23-10-2024

Edição

Seção

Relato

Como Citar

1.
Planejamento estratégico situacional: relato de experiência por discentes de Enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 23º de outubro de 2024 [citado 20º de junho de 2025];28(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/47619

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