Programa universitário por um dia: conhecendo a escola de enfermagem de ribeirão preto

Autores

  • Eliane Ribeiro Gonçalves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP, Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Maria Verônica Ferrareze Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Seção de Apoio Laboratorial, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP. Seção de Apoio Laboratorial. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Jennifer Thalita Targino dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Natássia Condilo Pitta Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Roberta Maria de Pina Pereira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Ana Paula Morais Fernandes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v22i1.49694

Palavras-chave:

Ensino Fundamental e Médio, Estudantes, Acesso à Informação

Resumo

OBJETIVO: relatar uma experiência de visita monitorada de alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Ribeirão Preto e região, por meio da participação no Programa Universitário por um dia. MÉTODO: estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo, no período de abril de 2016 a junho de 2017. RESULTADOS: totalizaram 545 alunos na visita monitorada, o que propiciou a aproximação dos candidatos com os veteranos, egressos e profissionais da EERP, elucidando informações referentes às formas de ingresso no ensino superior, aos cursos existentes, aos programas de apoio à permanência e formação estudantil, como também à carreira profissional. Quanto à dinâmica desenvolvida, foi relatada mais satisfação em relação às atividades em laboratórios de ensino, que envolveram prática de habilidades com simuladores de baixa fidelidade. Os alunos referiram que a visita colaborou principalmente para a compreensão das funções do profissional enfermeiro e dos campos de atuação profissional, o que poderá contribuir positivamente na escolha pela profissão, consciente e assertivamente. CONCLUSÃO: a estratégia de visita monitorada se configurou em ação inovadora que favoreceu a integração social e possibilitou o aprendizado científico. Contudo, torna-se premente a manutenção e ampliação de oportunidades e incentivos advindos das universidades públicas que motivem o ingresso e a permanência no ensino superior, de maneira contínua e diligente. Destarte, as atividades de cultura e extensão universitária propiciarão ações afirmativas para que se possa alcançar a transformação e a sustentabilidade da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Borges JLG, Carnielli BL. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cad Pesqui. 2005[citado em 2017 jan. 12];35(124):113-39. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742005000100007&script=sci_abstract&tlng=pt

Presidência da República (BR). Decreto nº 464, de 11 de fevereiro de 1969. Estabelece normas complementares à Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, e dá outras providências. Brasília; 1969. [citado em 2017 jan. 15]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-464-11-fevereiro-1969-376438-publicacaooriginal-1-pe.html

Cunha LCV, Silva ARS, Plantulio VL, Paiva DL. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística. 2014[citado em 2017 maio 15];14(4):1- 14. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wpcontent/uploads/2014/12/79_Revista-Iniciacao_ed-vol-4-n-4.pdf.

Almeida L, Marinho-Araújo CM, Amaral A, Dias D. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Rev Avaliação. 2012[citado em 2017 dez. 16];17(3):899-920. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000300014.

Mendes MS. The motivation of high school students by achievement goals. Psico-USF. 2016[citado em 2017 jan. 21];21(2):353-66.

Presidência da República (BR). Decreto n.7824, de 11 de outubro de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, 2012. [citado em 2017 jan. 15]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm

Ferro POMPLC, Gomes AC, Leite Filho I. A importância das visitas orientadas com alunos do ensino médio da rede pública nos espaços científicosculturais da UFMS influenciando a motivação do ingresso no ensino superior. In: Encontro Internacional de Educação Não Formal e Encontro de Professores. Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Comunicação Oral - Resumo Estendido. Rio de Janeiro; 2012. [citado em 2017 abr. 17]. Disponível em: http://site.mast.br/multimidias/encontro_internacional_de_educacao_nao_formal_e_formacao_de_professores/pdfs-comunic/ResumoEstendido_Pedro_Orlando_Magiano.pdf

Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- EERP. Site Institucional. [citado em 2017 jan. 18]. Disponível em: http://www.eerp.usp.br/corporate-home/.

Ministério da Saúde (BR). Resolução n.466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre pesquisas com seres humanos e atualiza a resolução 196. Brasília: MS; 2012.

Ministério da Saúde (BR). Resolução n.510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as especificidades éticas da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Brasília: MS; 2016.

Almeida Júnior JR, Cugnasca OS, Camargo Júnior JB. A visita de alunos do ensino médio à escola politécnica da USP no programa a Universidade e as Profissões. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Educação, mercado e desenvolvimento: mais e melhores Engenheiros. Anais de Evento. São Paulo/SP: Associação Brasileira de Educação em Engenharia; 2008.

Pontifícia Universidade Católica de Poços de Caldas. PUC Aberta: alunos do ensino médio visitam a Universidade. Informativo mensal da PUC Minas Poços de Caldas. 2005[citado em 2017 jan. 12];31. Disponível em: http://www1.pucminas.br/imagedb/puc_informa/PIF_DSC_ARQUI20050607151507.pdf?PHPSESSID=35832b13a3fab90e0fc42156d74bedce.

Ministério da Educação (BR). Programa Universidade para Todos: democratizando a universidade. Acessoria de Comunicação Social. Brasília: Ministério da Educação; 2004.

Ministério da Educação (BR). Decreto n.5245, de 15 de outubro de 2004 e Instrução Normativa SRF, n.456. Dispõe sobre o PROUNI. Brasília: Ministério da Educação; 2004.

Publicado

10-12-2018

Como Citar

1.
Gonçalves ER, Ferreira MVF, Santos JTT dos, Pitta NC, Pereira RM de P, Fernandes APM. Programa universitário por um dia: conhecendo a escola de enfermagem de ribeirão preto. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de dezembro de 2018 [citado 22º de novembro de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49694

Edição

Seção

Relato

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.