Programa universitário por um dia: conhecendo a escola de enfermagem de ribeirão preto

Autores

  • Eliane Ribeiro Gonçalves Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo-USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP, Programa de Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Maria Verônica Ferrareze Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Seção de Apoio Laboratorial, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP. Seção de Apoio Laboratorial. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Jennifer Thalita Targino dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Natássia Condilo Pitta Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Roberta Maria de Pina Pereira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental. Ribeirão Preto, SP – Brasil
  • Ana Paula Morais Fernandes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, USP, EERP, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2018.49694

Palavras-chave:

Ensino Fundamental e Médio, Estudantes, Acesso à Informação

Resumo

OBJETIVO: relatar uma experiência de visita monitorada de alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Ribeirão Preto e região, por meio da participação no Programa Universitário por um dia. MÉTODO: estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo, no período de abril de 2016 a junho de 2017. RESULTADOS: totalizaram 545 alunos na visita monitorada, o que propiciou a aproximação dos candidatos com os veteranos, egressos e profissionais da EERP, elucidando informações referentes às formas de ingresso no ensino superior, aos cursos existentes, aos programas de apoio à permanência e formação estudantil, como também à carreira profissional. Quanto à dinâmica desenvolvida, foi relatada mais satisfação em relação às atividades em laboratórios de ensino, que envolveram prática de habilidades com simuladores de baixa fidelidade. Os alunos referiram que a visita colaborou principalmente para a compreensão das funções do profissional enfermeiro e dos campos de atuação profissional, o que poderá contribuir positivamente na escolha pela profissão, consciente e assertivamente. CONCLUSÃO: a estratégia de visita monitorada se configurou em ação inovadora que favoreceu a integração social e possibilitou o aprendizado científico. Contudo, torna-se premente a manutenção e ampliação de oportunidades e incentivos advindos das universidades públicas que motivem o ingresso e a permanência no ensino superior, de maneira contínua e diligente. Destarte, as atividades de cultura e extensão universitária propiciarão ações afirmativas para que se possa alcançar a transformação e a sustentabilidade da sociedade.

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Publicado

10-12-2018

Como Citar

1.
Gonçalves ER, Ferreira MVF, Santos JTT dos, Pitta NC, Pereira RM de P, Fernandes APM. Programa universitário por um dia: conhecendo a escola de enfermagem de ribeirão preto. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 10º de dezembro de 2018 [citado 15º de junho de 2024];22(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49694

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