“Programa universitário por um dia”:
ação de responsabilidade social e inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762-20210021Palavras-chave:
Ensino Fundamental e Médio, Educação Superior, Instituições de Ensino Superior, Estudantes, Universidades, Relações Comunidade-Instituição.Resumo
Introdução: ações de aproximação de alunos de ensino médio público para universidades públicas são essenciais para facilitar a transição acadêmica e incentivar o ingresso e a permanência estudantil. Tais ações ainda apresentam aos alunos visitantes as possibilidades inerentes ao ambiente acadêmico qualificado e propiciam oportunidades e novo pensar sobre seu futuro pessoal e profissional. Objetivo: relatar as atividades do Programa Universitário por um Dia (EERP-USP), que se caracterizam como ações de responsabilidade social e de inclusão universitária. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, de ações de extensão universitária para os alunos do ensino médio público, obtido a partir da análise de um banco de dados preexistente. Resultados: no período de março a novembro de 2019, o Programa Universitário por um Dia recebeu 426 alunos do ensino médio de escolas públicas de Ribeirão Preto-SP e região, sendo a maioria do sexo feminino (64%) e com idade média de 17 anos. Do total de participantes do projeto, seis obtiveram aprovação no processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) para ingresso na Universidade de São Paulo. Conclusão: os resultados revelam o caráter social de inclusão com impacto positivo como ação de extensão universitária.
Downloads
Referências
Ministério da Educação (BR). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP (BR). Relatório do 1º ciclo de monitoramento das metas do PNE: biênio 2014- 2016, Brasília-DF: Inep; 2016[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/RELAT%C3%93RIO+DO+PRIMEIRO+CICLO+DE+MONITORAMENTO+DAS+METAS+DO+PNE+-+BI%C3%8ANIO+2014-2016/0dc50e21-3a60-444b-b7f6-1f16b8e5591f?version=1.1
Ministério da Educação (BR). Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. 2015[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf
Universidade de São Paulo. Anuário estatístico da USP. Tabela 3.04 - Características pessoais dos candidatos ao vestibular. São Paulo: USP; 2019[citado em 2020 mar. 27]. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/anuario/br/acervo/AnuarioUSP_2019.pdf
Arruda-Barbosa L, Sales MC, de Souza ILL, Gondim-Sales AF, da Silva GCN, Lima Júnior MM. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cad Pesqui. 2019[citado em 2020 mar. 18];174(49):316-27. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053146465
Cunha LCV, Silva AR, Plantullo VL, de Paiva DL. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação - Rev Iniciaç Cient Tecnol Artíst. 2014[citado em 2020 mar. 19];4(4):1-14. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp-content/uploads/2014/12/79_Revista-Iniciacao_ed-vol-4-n-4.pdf
Mendes MS. The Motivation of High School Students by Achievement Goals. Psico USF. 2016[citado em 2020 mar. 19];21(2):353-66. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712016210212
Rodrigues ALL, Prata MS, Batalha TBS, Costa CLNA, Passos Neto IF. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cad Grad - Ciênc Hum Soc. 2013[citado em 2020 mar. 20];1(16):141-8. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254
Gonçalves ER, Ferreira VF, Santos JTT, Pitta NC, Pereira RMP, Fernandes APM. Programa Universitário por um dia: conhecendo a escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. REME - Rev Min Enferm. 2018[citado em 2020 mar. 20];22: e-1133. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1133.pdf
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Website. 2020[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http:// www.eerp.usp.br/corporate-home/
Ministério da Saúde (BR). Lei no 10.211, de 23 de março de 2001. Altera dispositivos da Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que “dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento”. Brasília: MS; 2001[citado em 2020 mar. 11]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10211-23-marco-2001-351214-publicacaooriginal-1-pl.html
Guerriero ICZ, Minayo MC. A aprovação da Resolução CNS nº 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira. Saúde Soc. 2019[citado em 2020 mar. 11];28(4):299-310. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-12902019190232
Ministério da Saúde (BR). Resolução n.510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as especificidades éticas da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Brasília: MS; 2016[citado em 2020 mar. 11]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Ribeiro EA, Medeiros DC. Expansão da educação superior no brasil na última década: surgimento de um novo cenário de acesso? Rev Bras Educ Profission Tecnol. 2020[citado em 2020 mar. 11];18(1):e8689. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8689
Dutra-Thomé L, Pereira AS, Koller SH. O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola: características sociodemográficas de jovens trabalhadores e não-trabalhadores. Psicol Teoria Pesq. 2016[citado em 2020 mar. 13];1(32):101-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-37722016011944101109
CUCo-Competição USP de Conhecimentos. Página inicial; 2020[citado em 2020 mar. 20]. Disponível em: https://www.fuvest.br/cuco-competicao-usp-de conhecimentos/?fbclid=IwAR1dMJFfntRH02uB7r3F-HWLrz5qCJ8Ycv0cWSx-ZHkhEkyAKpWWrB37tLo
Flach SF. Direito à educação e obrigatoriedade escolar no Brasil: Entre a previsão legal e a realidade. HISTEDBR On-Line. 2011[citado em 2020 mar. 19];43:285-303. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/43/ art20_43.pdf.
Arnett JJ. Emerging adulthood: What is it, and what is it good for? Child Dev Perspect. 2007[citado em 2020 mar 13];(1):68-73. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1750-8606.2007.00016.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.