“Programa universitário por um dia”:

ação de responsabilidade social e inclusão

Autores

  • Alan Vinicius Assunção Luiz Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3644-3981
  • Natássia Condilo Pitta Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-0098-3310
  • Jennifer Thalita Targino dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1733-5790
  • Carlos Alexandre Curylofo Corsi USP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, USP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Ribeirão Preto -FMRP, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2983-1436
  • Paulo Victor Borges Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3037-8683
  • Maria Verônica Ferrareze Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1152-9538
  • Angelo Alves Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4858-4271
  • Talita Morais Fernandes USP, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, USP, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - EEFERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1916-6348
  • Herbert Alexandre João USP, Instituto de Física de São Carlos, São Carlos SP , Brasil, USP, Instituto de Física de São Carlos - IFSC. São Carlos, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6151-9947
  • Ana Paula Morais Fernandes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto SP , Brasil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP. Ribeirão Preto, SP - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5998-4380

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762-20210021

Palavras-chave:

Ensino Fundamental e Médio, Educação Superior, Instituições de Ensino Superior, Estudantes, Universidades, Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Introdução: ações de aproximação de alunos de ensino médio público para universidades públicas são essenciais para facilitar a transição acadêmica e incentivar o ingresso e a permanência estudantil. Tais ações ainda apresentam aos alunos visitantes as possibilidades inerentes ao ambiente acadêmico qualificado e propiciam oportunidades e novo pensar sobre seu futuro pessoal e profissional. Objetivo: relatar as atividades do Programa Universitário por um Dia (EERP-USP), que se caracterizam como ações de responsabilidade social e de inclusão universitária. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, de ações de extensão universitária para os alunos do ensino médio público, obtido a partir da análise de um banco de dados preexistente. Resultados: no período de março a novembro de 2019, o Programa Universitário por um Dia recebeu 426 alunos do ensino médio de escolas públicas de Ribeirão Preto-SP e região, sendo a maioria do sexo feminino (64%) e com idade média de 17 anos. Do total de participantes do projeto, seis obtiveram aprovação no processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) para ingresso na Universidade de São Paulo. Conclusão: os resultados revelam o caráter social de inclusão com impacto positivo como ação de extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ministério da Educação (BR). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP (BR). Relatório do 1º ciclo de monitoramento das metas do PNE: biênio 2014- 2016, Brasília-DF: Inep; 2016[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/RELAT%C3%93RIO+DO+PRIMEIRO+CICLO+DE+MONITORAMENTO+DAS+METAS+DO+PNE+-+BI%C3%8ANIO+2014-2016/0dc50e21-3a60-444b-b7f6-1f16b8e5591f?version=1.1

Ministério da Educação (BR). Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. 2015[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf

Universidade de São Paulo. Anuário estatístico da USP. Tabela 3.04 - Características pessoais dos candidatos ao vestibular. São Paulo: USP; 2019[citado em 2020 mar. 27]. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/anuario/br/acervo/AnuarioUSP_2019.pdf

Arruda-Barbosa L, Sales MC, de Souza ILL, Gondim-Sales AF, da Silva GCN, Lima Júnior MM. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cad Pesqui. 2019[citado em 2020 mar. 18];174(49):316-27. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/198053146465

Cunha LCV, Silva AR, Plantullo VL, de Paiva DL. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação - Rev Iniciaç Cient Tecnol Artíst. 2014[citado em 2020 mar. 19];4(4):1-14. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp-content/uploads/2014/12/79_Revista-Iniciacao_ed-vol-4-n-4.pdf

Mendes MS. The Motivation of High School Students by Achievement Goals. Psico USF. 2016[citado em 2020 mar. 19];21(2):353-66. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712016210212

Rodrigues ALL, Prata MS, Batalha TBS, Costa CLNA, Passos Neto IF. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cad Grad - Ciênc Hum Soc. 2013[citado em 2020 mar. 20];1(16):141-8. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254

Gonçalves ER, Ferreira VF, Santos JTT, Pitta NC, Pereira RMP, Fernandes APM. Programa Universitário por um dia: conhecendo a escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. REME - Rev Min Enferm. 2018[citado em 2020 mar. 20];22: e-1133. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/e1133.pdf

Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Website. 2020[citado em 2020 mar. 18]. Disponível em: http:// www.eerp.usp.br/corporate-home/

Ministério da Saúde (BR). Lei no 10.211, de 23 de março de 2001. Altera dispositivos da Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, que “dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento”. Brasília: MS; 2001[citado em 2020 mar. 11]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10211-23-marco-2001-351214-publicacaooriginal-1-pl.html

Guerriero ICZ, Minayo MC. A aprovação da Resolução CNS nº 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira. Saúde Soc. 2019[citado em 2020 mar. 11];28(4):299-310. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0104-12902019190232

Ministério da Saúde (BR). Resolução n.510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as especificidades éticas da pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Brasília: MS; 2016[citado em 2020 mar. 11]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Ribeiro EA, Medeiros DC. Expansão da educação superior no brasil na última década: surgimento de um novo cenário de acesso? Rev Bras Educ Profission Tecnol. 2020[citado em 2020 mar. 11];18(1):e8689. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8689

Dutra-Thomé L, Pereira AS, Koller SH. O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola: características sociodemográficas de jovens trabalhadores e não-trabalhadores. Psicol Teoria Pesq. 2016[citado em 2020 mar. 13];1(32):101-9. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-37722016011944101109

CUCo-Competição USP de Conhecimentos. Página inicial; 2020[citado em 2020 mar. 20]. Disponível em: https://www.fuvest.br/cuco-competicao-usp-de conhecimentos/?fbclid=IwAR1dMJFfntRH02uB7r3F-HWLrz5qCJ8Ycv0cWSx-ZHkhEkyAKpWWrB37tLo

Flach SF. Direito à educação e obrigatoriedade escolar no Brasil: Entre a previsão legal e a realidade. HISTEDBR On-Line. 2011[citado em 2020 mar. 19];43:285-303. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/43/ art20_43.pdf.

Arnett JJ. Emerging adulthood: What is it, and what is it good for? Child Dev Perspect. 2007[citado em 2020 mar 13];(1):68-73. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1750-8606.2007.00016.x

Publicado

03-09-2021

Como Citar

1.
Luiz AVA, Pitta NC, Santos JTT dos, Corsi CAC, Borges PV, Ferreira MVF, Ferreira AA, Fernandes TM, João HA, Fernandes APM. “Programa universitário por um dia”: : ação de responsabilidade social e inclusão. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 3º de setembro de 2021 [citado 19º de novembro de 2024];25(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/55006

Edição

Seção

Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)