Educação permanente em cateterismo vesical para prevenção de infecção do trato urinário

Autores

  • Myria Ribeiro da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Ilhéus BA , Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Departamento de Ciências da Saúde. Ilhéus, BA – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2600-6577
  • Irene Maurício Cazorla Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Ilhéus BA , Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Departamento de Ciências da Saúde. Ilhéus, BA – Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3028-5513
  • João Luís Almeida da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Ilhéus BA , Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Departamento de Ciências da Saúde. Ilhéus, BA – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6191-7005
  • Talita Hevilyn Ramos da Cruz Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Ilhéus BA , Brasil, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Departamento de Ciências da Saúde. Ilhéus, BA – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9775-0788
  • Patrícia Peres de Oliveira Universidade Federal de São João Del – Rei, Curso de Enfermagem, Divinópolis MG , Brasil, Universidade Federal de São João Del – Rei – UFSJ, Campus Centro-Oeste Dona Lindu – CCO, Curso de Enfermagem. Divinópolis, MG – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3025-5034
  • Dulce Aparecida Barbosa Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo SP , Brasil, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo, SP – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-9912-4446

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v23i1.49746

Palavras-chave:

Cateterismo Urinário, Infecções Urinárias/prevenção & controle, Enfermagem, Educação Continuada, Prevenção de Doenças

Resumo

Objetivo: analisar o impacto da educação permanente na prevenção e no controle da infecção do trato urinário em pacientes submetidos ao procedimento de cateterismo vesical de demora. Método: estudo quase experimental do tipo antes e depois, com intervenção educacional sobre os cuidados relacionados a inserção, manutenção e retirada do cateter vesical de demora. Aplicação de escala de 20 questões com 124 enfermeiros e técnicos de Enfermagem para medida do conhecimento. Realizou-se análise da mudança do padrão de comportamento do pré-teste para o pós-teste, por meio de escala global, e análise de covariância, nos quais se ajustou a reta de regressão por categoria profissional. Para analisar o conhecimento e as condutas do procedimento de cateterismo vesical de demora, foram utilizados os testes de Levene para igualdade de variâncias, teste t para amostras independentes, testes inferenciais não paramétricos e teste qui-quadrado. Resultados: na análise global do estudo, partindo das 20 questões consideradas, observou-se que, em média, os técnicos de Enfermagem em comparação aos enfermeiros obtiveram ganho de sete pontos do pré-teste para o pós-teste (≅12,00 para ≅19,00), enquanto os enfermeiros obtiveram 4,0 pontos (≅16 para ≅20,00). Conclusão: a intervenção educacional aumentou significativamente o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o procedimento de cateterismo vesical de demora e colaborou para a redução da taxa de infecção das infecções de trato urinário na instituição, bem como uma evolução no patamar de conhecimento, principalmente dos técnicos de Enfermagem após as intervenções educativas.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

1.
Silva MR da, Cazorla IM, Silva JLA da, Almeida THR da C, Oliveira PP de, Barbosa DA. Educação permanente em cateterismo vesical para prevenção de infecção do trato urinário. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 20º de dezembro de 2019 [citado 13º de outubro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49746

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