Saberes e experiências de clientes sobre o exame de tomografia computadorizada compartilhados com enfermeiro

Autores

  • Michele Cristine de Melo Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro RJ , Brazil, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Escola de Enfermagem Anna Nery. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4817-7334
  • Neide Titonelli Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Enfermagem Fundamental, Rio de Janeiro RJ , Brazil, UFRJ - Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Enfermagem Fundamental. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3956-5511
  • Maria Luiza Oliveira Teixeira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Enfermagem Fundamental, Rio de Janeiro RJ , Brazil, UFRJ - Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Enfermagem Fundamental. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0158-1500

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2019.49772

Palavras-chave:

Enfermagem, Tomografia, Educação em Saúde

Resumo

Introdução: a tomografia computadorizada é um exame que possibilita o diagnóstico de várias doenças, sendo um diferencial na assistência prestada aos clientes com perfis distintos. O quantitativo de exames e o curto espaço de interação do enfermeiro com os clientes são fatores que colaboram para que nem todas as orientações sejam contempladas. Objetivos: acessar saberes e experiências de clientes sobre o exame de tomografia computadorizada; discutir demandas de conhecimento e cuidados necessários à sua realização; e apresentar proposta de material educativo, elaborado a partir dessas demandas. A prática dialógica freiriana foi o eixo teórico que sustentou o estudo. Método: pesquisa convergente-assistencial, realizada em hospital federal do Rio de Janeiro, com 23 clientes adultos. Aprovada por Comitê de Ética da Unidade Acadêmica e do hospital, CAAE: 44091015.9.0000.5238 e 44091015.9.3001.5257, respectivamente. Utilizou-se entrevista semiestruturada, seguida de discussão com cada participante. Aplicada análise de conteúdo temática. Resultados: as principais demandas de conhecimento trazidas pelos clientes versaram sobre contraste; finalidade do exame; duração e periodicidade; dor; equipamento, se fechado ou aberto; radiação; efeitos acumulativos no corpo; retirada de substância para exame; jejum e restrição hídrica. Esse momento oportunizou problematizar os cuidados necessários na convergência pesquisa-assistência. A partir de tais demandas e cuidados, foi proposto um material educativo como tecnologia de Enfermagem, do tipo cartilha ilustrada, discutido e aprovado pelos participantes. Conclusão: o processo educativo introduziu inovação à assistência pela prática dialógica e permitiu a proposição de estratégias e tecnologias educativas voltadas para a realização do exame de tomografia.

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Publicado

25-11-2019

Como Citar

1.
Oliveira MC de M, Alvim NT, Teixeira MLO. Saberes e experiências de clientes sobre o exame de tomografia computadorizada compartilhados com enfermeiro. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 25º de novembro de 2019 [citado 27º de maio de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49772

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