Implicações do uso de som e imagem na avaliação de debriefing

Autores

  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0001-5074-8939
  • Juliana Constantino Franzon Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0001-9883-9522
  • Mateus Henrique Gonçalves Meska Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0001-7855-5450
  • Giovanna Cristina Conti Machado Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP – Brasil http://orcid.org/0000-0002-7906-5880
  • Verónica Rita Dias Coutinho Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Enfermagem Médico-Cirúrgica, Coimbra , Portugal, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Enfermagem Médico-Cirúrgica. Coimbra – Portugal http://orcid.org/0000-0001-8073-4562
  • Gerson Alves Pereira Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Curso de Medicina, Bauru SP , Brazil, USP Faculdade de Odontologia de Bauru, Curso de Medicina. Bauru, SP - Brasil http://orcid.org/0000-0003-3920-3000

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20190007

Palavras-chave:

Simulação de Paciente, Mídia Audiovisual, Avaliação Educacional

Resumo

Objetivo: identificar a implicação da aplicação de recursos de som e imagem na avaliação de debriefing. Método: estudo quantitativo e experimental que inclui estudantes de graduação em Enfermagem com 18 anos ou mais, alocados de forma randomizada por grupo-intervenção (participação em debriefing com o uso de som e imagem) ou grupo-controle (participação em debriefing sem o uso de som e imagem), realizado em uma escola de Enfermagem do interior de São Paulo durante um workshop simulado, onde os alunos participaram de um cenário simulado de alta fidelidade. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de caracterização sociodemográfica, a Escala de Experiência de Debriefing e a Avaliação de Debriefing associada à Simulação. Para análise dos dados foi utilizada estatística exploratória, com análise de frequência, porcentagem, teste de confiabilidade, análise amostral e teste de comparação de médias. Resultados: participaram deste estudo 100 estudantes de graduação em Enfermagem. Apuraram-se valores elevados para a avaliação de debriefing e ressaltou-se a importância do papel do facilitador. No entanto, não se observaram resultados significativos para a avaliação de debriefing ao adicionar uma revisão de vídeo. Conclusão: estes resultados destacam a importância da reflexão durante a educação com base na simulação clínica e sugerem que a educação eficiente com simulação pode ser alcançada no debriefing mesmo quando a tecnologia de vídeo não está disponível.

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Publicado

09-05-2019

Como Citar

1.
Mazzo A, Franzon JC, Meska MHG, Machado GCC, Coutinho VRD, Pereira GA. Implicações do uso de som e imagem na avaliação de debriefing. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 9º de maio de 2019 [citado 3º de outubro de 2024];23(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49809

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