Efeito da terapia floral no estresse docente: ensaio clínico randomizado

Autores

  • Rogelia Herculano Pinto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Ciências da Saúde - CCS, Vitória de Santo Antão PE , Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Ciências da Saúde- CCS, Enfermagem. Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5216-2242
  • Sebastião Manoel de Sousa UFPE, CCS, Vitória de Santo Antão PE , Brasil, UFPE, CCS, Educação Física. Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4993-0762
  • Carlos Renato dos Santos UFPE, CCS, Vitória de Santo Antão PE , Brasil, UFPE, CCS, Saúde Coletiva. Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8367-7006
  • Sueli Moreno Senna Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Ciências da Saúde - CCS, Vitória de Santo Antão PE , Brasil, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Ciências da Saúde- CCS, Enfermagem. Vitória de Santo Antão, PE - Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5489-9574
  • Luciana Pedrosa Leal UFPE, CCS, Recife PE , Brasil, UFPE, CCS, Enfermagem - Recife, PE - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3776-0997
  • Eliane Maria Ribeiro Vasconcelos UFPE, CCS, Recife PE , Brasil, UFPE, CCS, Enfermagem - Recife, PE - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3711-4194

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2020.49940

Palavras-chave:

Estresse Psicológico, Cuidados de Enfermagem, Essências Florais

Resumo

Objetivo: avaliar a efetividade das essências florais de Bach na redução dos níveis de estresse docente. Método: ensaio clínico controlado, randomizado, duplo-cego, com delineamento prospectivo. Foram utilizados na coleta de dados um formulário validado à luz da teoria de Betty Neuman e três instrumentos, um na perspectiva perceptiva (PSS-14), o outro na prevalência dos sinais e sintomas (LSS) e um de avaliação dos aspectos bioeletrográfico (FAAB). A amostra foi constituída de 27 professores da rede básica de ensino com estresse médio e alto, distribuídos em dois grupos: intervenção (GI) e que recebeu floral e placebo (GP). Resultados: o GI mostrou-se efetivo na redução do estresse, sendo estatisticamente significante intragrupo com a diminuição das médias dos escores do PSS-14 (p=0,004, LSS - p = 0,000) e da bioeletrografia (p=0,011); bem como entre grupos com p-valor de 0,035 para LSS e FAAB com p= 0,001. Conclusão: as essências florais do sistema Bach mostraram-se efetivos no cuidado do estresse docente com a reestruturação da linha flexível de defesa, refletindo melhor relacionamento do professor com os estressores intra, inter e extrapessoais. Este estudo está registrado no ReBEC com o nº. UTN: U1111-1208-4987.

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Publicado

17-08-2020

Como Citar

1.
Pinto RH, Sousa SM de, Santos CR dos, Senna SM, Leal LP, Vasconcelos EMR. Efeito da terapia floral no estresse docente: ensaio clínico randomizado. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 17º de agosto de 2020 [citado 13º de maio de 2024];24(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49940

Edição

Seção

Pesquisa