Formação do enfermeiro para atuação na docência universitária
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200060Palavras-chave:
Docentes de Enfermagem, Ensino, Educação em Enfermagem, Educação Superior, Universidades, Educação de Pós-Graduação em EnfermagemResumo
Objetivo: o estudo objetivou desenvolver uma reflexão teórica acerca da formação docente do enfermeiro para atuar na docência universitária atrelada, a construção de competências pedagógicas na graduação e pós-graduação stricto sensu, assim como repensar o fazer da profissão. Método: estudo reflexivo, com aporte teórico das publicações recentes sobre o objeto de estudo e aporte epistemológico sob os construtos da professora Vilma de Carvalho subdivido em três eixos temáticos. Resultados: a prática pedagógica interessa à formação da consciência profissional, haja vista, ser a Enfermagem uma prática viva com seres humanos e suas subjetividades. A área do ensino é, atualmente, uma notável opção de inserção do enfermeiro no mercado de trabalho. E esta realidade propõe uma necessidade da formação desde a graduação, de competências para uma prática pedagógica transformadora capaz de habilitar este profissional para docência no ensino superior. E como principal caminho para essa formação apontou-se a pós-graduação stricto sensu, como estratégia para uma educação contemporânea, desde que viabilize ferramentas adequadas para o enfrentamento dos problemas no mundo do ensino e a qualificação necessária a profissão, ao sistema único de saúde e a comunidade. Conclusão: conclui-se que a Enfermagem traz na identidade profissional uma forte essência educativa, e dessa forma contribui na formação do enfermeiro para docência universitária desde que leve em consideração aspectos da formação generalista conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, mas também teorias inovadoras da educação, e juntas potencializem a formação pedagógica desde a graduação.
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