Formação do enfermeiro para atuação na docência universitária

Autores

  • Letycia Sardinha Peixoto Manhães Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa Acadêmico de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Cuidado em Saúde, Niterói RJ , Brasil, Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa Acadêmico de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, RJ - Brasil. http://orcid.org/0000-0003-4224-2158
  • Cláudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa Acadêmico de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Cuidado em Saúde, Niterói RJ , Brasil, Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Programa Acadêmico de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Cuidado em Saúde. Niterói, RJ - Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8416-6272

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200060

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Ensino, Educação em Enfermagem, Educação Superior, Universidades, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: o estudo objetivou desenvolver uma reflexão teórica acerca da formação docente do enfermeiro para atuar na docência universitária atrelada, a construção de competências pedagógicas na graduação e pós-graduação stricto sensu, assim como repensar o fazer da profissão. Método: estudo reflexivo, com aporte teórico das publicações recentes sobre o objeto de estudo e aporte epistemológico sob os construtos da professora Vilma de Carvalho subdivido em três eixos temáticos. Resultados: a prática pedagógica interessa à formação da consciência profissional, haja vista, ser a Enfermagem uma prática viva com seres humanos e suas subjetividades. A área do ensino é, atualmente, uma notável opção de inserção do enfermeiro no mercado de trabalho. E esta realidade propõe uma necessidade da formação desde a graduação, de competências para uma prática pedagógica transformadora capaz de habilitar este profissional para docência no ensino superior. E como principal caminho para essa formação apontou-se a pós-graduação stricto sensu, como estratégia para uma educação contemporânea, desde que viabilize ferramentas adequadas para o enfrentamento dos problemas no mundo do ensino e a qualificação necessária a profissão, ao sistema único de saúde e a comunidade. Conclusão: conclui-se que a Enfermagem traz na identidade profissional uma forte essência educativa, e dessa forma contribui na formação do enfermeiro para docência universitária desde que leve em consideração aspectos da formação generalista conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, mas também teorias inovadoras da educação, e juntas potencializem a formação pedagógica desde a graduação.

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Referências

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Publicado

17-08-2020

Edição

Seção

Artigo de Reflexao

Como Citar

1.
Formação do enfermeiro para atuação na docência universitária. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 17º de agosto de 2020 [citado 24º de maio de 2025];24. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49989

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