Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na COVID-19

Autores

  • Milena de Carvalho Bastos Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Salvador BA , Brasil, Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Enfermagem. Salvador, BA - Brasil http://orcid.org/0000-0002-0624-3674
  • Danielle de Andrade Canavarro Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Salvador BA , Brasil, Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Enfermagem. Salvador, BA - Brasil http://orcid.org/0000-0002-5346-6651
  • Luana Moura Campos Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Salvador BA , Brasil, Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Enfermagem. Salvador, BA - Brasil http://orcid.org/0000-0001-5671-1977
  • Renata da Silva Schulz Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Salvador BA , Brasil, Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Enfermagem. Salvador, BA - Brasil http://orcid.org/0000-0003-4308-7460
  • Josely Bruce dos Santos Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Salvador BA , Brasil, Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Enfermagem. Salvador, BA - Brasil http://orcid.org/0000-0001-7750-1266
  • Claudenice Ferreira dos Santos Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Salvador BA , Brasil, Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge, Enfermagem. Salvador, BA - Brasil http://orcid.org/0000-0002-5162-7706

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2020.49991

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Superior, Educação a Distância, Redes Sociais Online, Infecções por Coronavírus

Resumo

Objetivo: descrever a experiência no ensino remoto emergencial para as aulas teóricas na graduação em Enfermagem em decorrência da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência pautado na análise de Paulo Freire que aborda o processo de ensino remoto emergencial das aulas teóricas ocorrido em um curso de graduação em Enfermagem pertencente a uma instituição de ensino superior de Salvador, Bahia, Brasil, após as medidas de afastamento social em consequência da pandemia. Resultados: amparado pelo modelo de educação dialógica, o processo de ensino remoto emergencial das aulas demandou a aproximação de docentes e discentes à realidade virtual, além da reestruturação das estratégias de ensino adotadas pelo corpo docente. Conclusão: a experiência de ensino remoto perpassou pela capacitação e acompanhamento das docentes e discentes quanto o uso de ferramentas virtuais, bem como pela necessidade de readequação das estratégias de ensino, as quais variaram desde a realização de conferências virtuais até a elaboração conjunta de produtos que compuseram atividades avaliativas nesse ambiente.

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Publicado

11-11-2020

Como Citar

1.
Bastos M de C, Canavarro D de A, Campos LM, Schulz R da S, Santos JB dos, Santos CF dos. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na COVID-19. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 11º de novembro de 2020 [citado 26º de maio de 2024];24(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49991

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