Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem
relato de experiência na COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415.2762.20200072Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Superior, Educação a Distância, Redes Sociais Online, Infecções por CoronavírusResumo
Objetivo: descrever a experiência no ensino remoto emergencial para as aulas teóricas na graduação em Enfermagem em decorrência da COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência pautado na análise de Paulo Freire que aborda o processo de ensino remoto emergencial das aulas teóricas ocorrido em um curso de graduação em Enfermagem pertencente a uma instituição de ensino superior de Salvador, Bahia, Brasil, após as medidas de afastamento social em consequência da pandemia. Resultados: amparado pelo modelo de educação dialógica, o processo de ensino remoto emergencial das aulas demandou a aproximação de docentes e discentes à realidade virtual, além da reestruturação das estratégias de ensino adotadas pelo corpo docente. Conclusão: a experiência de ensino remoto perpassou pela capacitação e acompanhamento das docentes e discentes quanto o uso de ferramentas virtuais, bem como pela necessidade de readequação das estratégias de ensino, as quais variaram desde a realização de conferências virtuais até a elaboração conjunta de produtos que compuseram atividades avaliativas nesse ambiente.
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