Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no youtube

Autores

  • Karema da Conceição Pereira Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeira. Mestranda. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Porto Alegre, RS - Brasil., Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Ana Luísa Petersen Cogo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, RS - Brasil., Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ana Paula Scheffer Schell da Silva UFCSPA, Departamento de Enfermagem, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. UFCSPA, Departamento de Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil., Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2016.50006

Palavras-chave:

Enfermagem, Tecnologia Educacional, Cateterismo Periférico, Filmes e Vídeos Educativos, Internet

Resumo

Objetivo: esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conteúdo de vídeos de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha compartilhados no site YouTube.

Métodos: estudo quantitativo, exploratório-descritivo realizado no site YouTube. Foram selecionados 81 vídeos em julho de 2014 que apresentavam a execução do procedimento de punção venosa periférica com cateter plástico sobre agulha isoladamente ou associado à terapia intravenosa, disponíveis em português. Os dados foram coletados em visita ao site por meio de download. A seguir, os vídeos foram codificados e organizados no software Microsoft Excel para serem analisados pela estatística descritiva.

Resultados: os vídeos caracterizaram-se por terem sido produzidos, na sua maioria, por pessoas físicas (97,53%) e totalizaram 964.041 visualizações, resultando na média de 12.203 visualizações por vídeo, mostrando significativa demanda de usuários. A realização da demonstração do procedimento foi realizada como registro não sistematizado de aula prática (74,07%) e executado em humanos (91,35%).

Conclusão: concluiu-se que, pelas inconsistências de conteúdo e inadequações na produção do material digital, muitos vídeos não podem ser indicados para fins educativos. Sugerem-se, para estudos futuros, investigações acerca das formas como os usuários se apropriam desse conhecimento e investimento na produção de materiais digitais de qualidade para que o estudante possa ter fontes confiáveis de consulta na internet.

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Referências

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Publicado

04-05-2017

Como Citar

1.
Pereira K da C, Cogo ALP, Silva APSS da. Análise crítica dos vídeos sobre punção venosa periférica com cateter disponibilizados no youtube. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 4º de maio de 2017 [citado 9º de maio de 2024];20(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50006

Edição

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