Comparação do grau de acurácia diagnóstica de graduandos e enfermeiros em programas de residência
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20160021Palavras-chave:
Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem, Capacitação em ServiçoResumo
Objetivos: comparar o grau de acurácia diagnóstica entre estudantes do último ano de graduação em ENFERMAGEM e de enfermeiros residentes, e estimar a associação entre o grau de acurácia diagnóstica e o grau de contato com processo de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, raciocínio clínico e o grau de habilidade em estabelecer diagnósticos de enfermagem. Método: trata-se de estudo descritivoexploratório transversal. Participaram 65 sujeitos, dos quais: 27 graduandos do último ano de Enfermagem, 19 enfermeiros residentes do primeiro ano e 19 do segundo ano. Utilizaram-se dois instrumentos: caracterização dos participantes e caso clínico. O grau de acurácia diagnóstica foi avaliado por meio da Escala de Acurácia de Diagnósticos de Enfermagem - versão 2. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: os participantes tinham idade média entre 22 e 26 anos e a maioria era do sexo feminino. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto à habilidade autorreferida para estabelecer diagnósticos de enfermagem e grau de contato com processo de enfermagem, diagnósticos de enfermagem e raciocínio clínico nos âmbitos teórico e prático. Verificou-se que os residentes do segundo ano identificaram número significativamente menor de diagnósticos de baixa acurácia. Conclusão: os resultados sugerem que os programas de residência contribuem para melhorar a acurácia diagnóstica.
Referências
Herdman TH, Kamitsuro S. NANDA International nursing diagnoses: definitions & classification, 2015-2017. Oxford: Wiley-Blackwell; 2014.
Lunney M. Pensamento crítico e diagnósticos de enfermagem: estudos de caso e análises. Porto Alegre: Artmed; 2011.
Lunney M. Critical need to address accuracy of nurses' diagnoses. Online J Issues Nurs. 2008[citado em 2015 dez. 13];13(1). Disponível em: http://www.nursingworld.org/MainMenuCategories/ANAMarketplace/ANAPeriodicals/OJIN/TableofContents/vol132008/No1Jan08/ArticlePreviousTopic/AccuracyofNursesDiagnoses.aspx
Horn SD, Sharkey SS, Hudak S, Gassaway J, James R, Spector W. Pressure ulcer prevention in long-term-care facilities: a pilot study implementing standardized nurse aide documentation and feedback reports. Adv Skin Wound Care. 2010[citado em 2015 dez. 13];23(3):120-31. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20177165
Lunney M. Nursing assessment, clinical judgment, and nursing diagnoses: how to determine accurate diagnoses. In: Herdman TH. NANDA International nursing diagnoses: definitions and classification, 2012-2014. Oxford: Wiley-Blackwell; 2012.
Lunney M. Accuracy of nursing diagnosis: concept development. Nurs Diag. 1990[citado em 2015 dez. 13];1(1):12-7. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/20804611_Accuracy_of_Nursing_Diagnoses_Concept_Development
Lunney M. Self-monitoring of accuracy using an integrated model of the diagnostic process. J Adv Med Surg Nurs. 1989[citado em 2015 dez. 13];1(3):43- 52. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2746190
Cruz DALM, Fontes CMBF, Braga CG, Volpato MP, Azevedo SL. Adaptação para a língua portuguesa e validação do Lunney Scoring Method for Rating Accuracy of Nursing Diagnoses. Rev Esc Enferm USP. 2007[citado em 2015 dez. 13];41(1):127- 34. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n1/v41n1a16.pdf
Matos FGOA. Fatores preditores da acurácia dos diagnósticos de enfermagem[tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem da USP; 2010.
Predebon CM, Cruz DAL, Matos FGOA, Ferreira AM, Pasin S, Rabelo ER. Evaluation of pain and accuracy diagnostic in hospitalized children. Int J Nurs Knowl. 2012[citado em 2015 dez. 13];23(2):106-13. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23281886
Nepomuceno LMR, Kurcgant P. Uso de indicador de qualidade para fundamentar programa de capacitação de profissionais de enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2008[citado em 2015 dez. 13];42(4):665-72. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n4/v42n4a07.pdf
Al-Dossary R, Kitsantas P, Maddox PJ. The impact of residency programs on new nurse graduates' clinical decision-making and leadership skills: a systematic review. Nurse Educ Today. 2014[citado em 2015 dez. 13];34:1024- 8. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24183633
Herdman TH. NANDA International Nursing Diagnoses: definitions and classification, 2009-2011. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Herdman TH. NANDA International nursing diagnoses: definitions and classification, 2012-2014. Porto Alegre: Artmed; 2013.
Universidade de São Paulo – USP. Projeto político-pedagógico bacharelado em enfermagem. São Paulo: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; 2011.[citado em 2015 mar. 05]. Disponível em: http://www.ee.usp.br/ensino/graduacao/Projeto%20Politico%20Pedag%C3%B3gico/Projeto_Politico_Pedagogico_do_Curso_de_Bacharelado_em_Enfermagem.PDF
Collins A. Effect of continuing nursing education on nurses' attitude toward and accuracy of nursing diagnosis. Int J Nurs Knowl. 2013[citado em 2015 dez. 13];24(3):122-8. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23611432
Lunney M. Current knowledge related to intelligence and thinking whit implications for the development and use of case studies. Int J Nurs Terminol Classif. 2008[citado em 2015 dez. 13];19(4):158-62. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19128334
Ferraz L, Krauzer IM, Silva LC. As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem. Trab Educ Saúde. 2009[citado em 2015 dez. 13];7(1):137-47. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000148&pid=S1983-1447201200040002600025&lng=pt
Thompson C, Stapley S. Do educational interventions improve nurses` clinical decision making and judgement? A sistematic review. Int J Nurs Stud. 2011[citado em 2015 dez. 13];48:881-93. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21241984
Cruz DM, Pimenta C, Lunney M. Improve critical thinking and clinical reasoning with a continuing education course. J Contin Educ Nurs. 2009[citado em 2015 dez. 13];40(3):121-7. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19326819
Benner P. From novice to expert. Am J Nurs. 1982[citado em 2015 dez. 13];82(3):402-7. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6917683
Goode C, Lynn MR, Krsek C, Bednash GD. Nurse residency programs: an essential requirement for nursing. Nurs Econ. 2009[citado em 2015 dez. 13];27(3):142-59. Disponível em: http://www.medscape.com/viewarticle/708169
Paans W, Sermeus W, Nieweg RMB, Krijnen WP, Schans CPV. Do knowledge, knowledge sources and reasoning skills affect accuracy of nursing diagnoses? A randomized study. BMC Nurs. 2012[citado em 2015 dez. 13];11:11. Disponível em: http://www.biomedcentral.com/content/pdf/1472-6955-11-11.pdf
Lunney M. Use of critical thinking in the diagnostic process. Int J Nurs Terminol Classif. 2010[citado em 2015 dez. 13];21(2):82-8. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20500615
Scholtz A, King K, Kolb S. The care model of the future: supporting APRNs through an innovative transition to practice program. J Pediatr Health Care. 2014[citado em 2015 dez. 13];28(3):276-9. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24433923
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Reme: Revista Mineira de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.