Humanização da assistência na unidade de terapia intensiva pediátrica: perspectiva da equipe de enfermagem

Autores

  • Amanda Cunha Rodrigues Hospital e Maternidade Santa Clara, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Uberlândia MG , Brasil, Enfermeira. Pós-graduada em Enfermagem em Terapia Intensiva. Hospital e Maternidade Santa Clara. Unidade de Terapia Intensiva Adulto. Uberlândia, MG - Brasil
  • Tatiany Calegari Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, São Paulo SP , Brazil, Enfermeira. Doutoranda na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. São Paulo-SP, Brasil. Professora Assistente da Universidade Federal de Uberlândia, Curso de Graduação em Enfermagem. Hospital de Clínicas da UFU. Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Uberlândia, MG - Brasil, Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50030

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, Cuidados de Enfermagem, Relações Profissional-Paciente

Resumo

A Política Nacional de Humanização (PNH) propõe mudanças na gestão e prática de saúde, com estratégias de humanização direcionadas para o atendimento digno. Produz novas maneiras de executar o cuidado, o que reflete na relação positiva entre usuário e profissional, possibilitando a promoção da saúde. O objetivo deste estudo foi analisar a visão da equipe de enfermagem sobre a humanização da assistência às crianças e famílias na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Constitui-se em uma pesquisa transversal realizada na UTIP de um hospital universitário, de outubro a novembro de 2013. Foi aplicado questionário estruturado às participantes, contendo questões objetivas de caracterização demográfica e laboral, do conhecimento sobre o tema, de aspectos facilitadores e que dificultam a realização de práticas humanizadas. As profissionais de enfermagem afirmam executar ações humanizadas mesmo com conhecimento parcial sobre a temática, destacando os fatores respeito, conforto, escuta e presença da família. As principais dificuldades identificadas para a realização de ações humanizadas foram a redução no quadro de funcionários, alta demanda de pacientes e o tempo. Condições que favorecem o atendimento humanizado no setor são o bom relacionamento com toda a equipe, o bem-estar do profissional, o trabalho reconhecido e valorizado, a formação e capacitação profissional. Concluiu-se que, a despeito do conhecimento teórico parcial e ausência de atualização por leitura científica, na visão das profissionais de enfermagem a humanização é importante e sua prática assistencial está permeada por ações consoantes com as diretrizes da PNH de acolhimento, ambiência e defesa dos direitos dos usuários.

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Publicado

02-05-2017

Como Citar

1.
Rodrigues AC, Calegari T. Humanização da assistência na unidade de terapia intensiva pediátrica: perspectiva da equipe de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2º de maio de 2017 [citado 12º de setembro de 2024];20(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50030

Edição

Seção

Pesquisa