Satisfação de usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência: uma revisão integrativa

Autores

  • Aline Marques Acosta Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giselda Quintana Marques UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Porto Alegre RS , Brasil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Estágio Pós-Doutoral em Enfermagem na UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Fátima Levandovski UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeira. Mestranda na UFRGS, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jéssica Pulino Peralta UFRGS, Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Porto Alegre RS , Brazil, Acadêmica. UFRGS, Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Alice Dias da Silva Lima UFRGS, Escola de Enfermagem, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da UFRGS, Escola de Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v20i1.50049

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente, Serviço Hospitalar de Emergência, Enfermagem em Emergência, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Introdução: a satisfação dos usuários é um dos elementos da avaliação em saúde, sendo um importante indicador de qualidade da assistência. Objetivo: sintetizar a produção científica relacionada à satisfação de usuários com os cuidados de enfermagem em serviços de emergência. Metodologia: trata-se de revisão integrativa, com busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science, utilizandose os descritores combinados: serviço hospitalar de emergência, enfermagem em emergência, cuidados de enfermagem, satisfação do paciente, nos idiomas português e inglês. A amostra foi composta de 12 artigos. Resultados: os estudos indicam que os usuários estão satisfeitos com os cuidados de enfermagem em serviços de emergência. Atributos de simpatia, cortesia, respeito, medidas de conforto, compartilhamento de informações e competência profissional foram fortemente valorizados pelos usuários. Influenciou negativamente na satisfação o elevado tempo de espera pelo atendimento, impossibilidade de compartilhar sentimentos, despersonalização e a falta de ajuda na compreensão da enfermidade pela enfermagem. Conclusão: apesar dos serviços de emergência receberem muitas críticas pela superlotação, dificuldade na comunicação e elevado tempo de espera pelos atendimentos, os cuidados de enfermagem atendem às expectativas dos pacientes, com destaque para a atuação dos enfermeiros com ações potencializadoras da qualidade do atendimento.

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Publicado

02-05-2017

Como Citar

1.
Acosta AM, Marques GQ, Levandovski PF, Peralta JP, Lima MAD da S. Satisfação de usuários com cuidados de enfermagem em serviço de emergência: uma revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2º de maio de 2017 [citado 3º de dezembro de 2024];20(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50049

Edição

Seção

Revisao Sistematica

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