Sexualidade do adolescente no discurso de educadores:
possibilidades para práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140022Palavras-chave:
Sexualidade, Adolescente, DocentesResumo
Pesquisa qualitativa realizada com 23 educadores que atuam em escolas públicas no oeste de Santa Catarina, no ano de 2012, com o objetivo de conhecer a concepção destes sobre adolescência e sexualidade e evidenciar estratégias utilizadas quando discutem o tema sexualidade. Para a coleta das informações utilizou-se o Método Criativo Sensível e a interpretação seguiu a análise temática de conteúdo, discutidas em duas categorias: concepção dos educadores sobre adolescência e sexualidade e estratégias para a discussão do tema sexualidade na escola. Os professores afirmam que a educação sexual é uma área complexa e de difícil abordagem e mostram-se temerosos e pouco preparados para abordar o assunto. Apresentam divergências de entendimentos acerca do processo de adolescer e da sexualidade. Enquanto alguns utilizam metodologias tradicionais, outros adotam estratégias participativas, com enfoque maior para o diálogo. Concluiu-se que a discussão da sexualidade na adolescência, no âmbito escolar, ainda é incipiente, centrada em concepções tradicionais e discutida por áreas do conhecimento que estudam as questões biológicas. Sendo assim, observa-se dificuldade em incluí-lo como um tema transversal.Downloads
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Publicado
01-06-2014
Edição
Seção
Pesquisa
Licença
Copyright (c) 2014 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

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Como Citar
1.
Sexualidade do adolescente no discurso de educadores:: possibilidades para práticas educativas. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2014 [citado 24º de dezembro de 2025];18(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50168


































