Integralidade e gênero como base teórica para o cuidado á saúde de adolescentes grávidas
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v17i3.50211Palavras-chave:
Gravidez, Adolescente, EnfermagemResumo
Atender às demandas de saúde das mulheres a partir da perspectiva da integralidade e de gênero requer superar a visão reducionista que orienta a prática profissional de cuidado, incorporando-a à multidimensionalidade humana. Este artigo tem como objetivo refletir sobre fundamentos que regem a integralidade e gênero como bases teóricas para o cuidado de enfermagem com ênfase à gravidez na adolescência como fenômeno social que expressa essa interação. Trata-se de artigo de atualização cuja construção deu-se a partir de seleção, leitura e reflexão sobre material bibliográfico que fundamenta a integralidade e sua interseção com o gênero no cuidado à saúde das mulheres. As bases teóricas referidas são analisadas a partir de seus princípios, articulando-as ao contexto no qual as demandas das adolescentes grávidas são geradas. A integralidade se expressa quando o cuidado se efetiva respeitando singularidades das grávidas adolescentes e proporciona mudança de postura profissional com resposta individualizada de cuidados às necessidades das adolescentes. Particularizando a prática do enfermeiro, que responde amplamente pela atenção básica, o texto convida a refletir sobre as possibilidades de intervir na realidade e promover mudanças com formulação de estratégias e ações que possibilitem ir ao encontro das demandas adolescentes.Downloads
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