Percepções de facilitadores sobre as tecnologias em saúde utilizadas em oficinas educativas com adolescentes

Autores

  • Gleice Adriana Araujo Gonçalves Universidade Regional do Cariri, Departamento Enfermagem, Crato CE , Brasil, Universidade Regional do Cariri - URCA, Departamento Enfermagem. Crato, CE - Brasil; Universidade Federal do Ceara - UFC, Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil http://orcid.org/0000-0002-0518-6663
  • Kely Vanessa Leite Gomes da Silva Universidade Regional do Cariri, Departamento Enfermagem, Crato CE , Brasil, Universidade Regional do Cariri - URCA, Departamento Enfermagem. Crato, CE - Brasil; Universidade Federal do Ceara - UFC, Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil http://orcid.org/0000-0001-5179-8962
  • Rosely Leyliane dos Santos Universidade Regional do Cariri, Departamento Enfermagem, Crato CE , Brasil, Universidade Regional do Cariri - URCA, Departamento Enfermagem. Crato, CE - Brasil; Universidade Federal do Ceara - UFC, Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil http://orcid.org/0000-0002-3908-8834
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri, Departamento Enfermagem, Crato CE , Brasil, URCA, Departamento Enfermagem. Crato, CE - Brasil http://orcid.org/0000-0002-2541-8441
  • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças Universidade Federal do Ceará, Fortaleza CE , Brasil, UFC, Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil http://orcid.org/0000-0002-9632-5859
  • Viviane Martins da Silva Universidade Federal do Ceará, Fortaleza CE , Brasil, UFC, Enfermagem. Fortaleza, CE - Brasil http://orcid.org/0000-0002-8033-8831

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200002

Palavras-chave:

Tecnologia Biomédica, Adolescente, Educação em Saúde, Promoção da Saúde

Resumo

Introdução: a adolescência é uma fase da vida caracterizada por situações de vulnerabilidade que predispõem os adolescentes às situações de risco. Inovações tecnológicas podem promover à saúde dos adolescentes por meio de oficinas educativas para empoderá-los acerca do cuidado com sua saúde. Objetivo: conhecer a percepção de facilitadores sobre as tecnologias em saúde utilizadas em oficinas educativas com adolescentes. Método: estudo qualitativo realizado com 14 facilitadores do projeto de extensão Adolescer com Saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo em modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias temáticas. Os facilitadores percebem as oficinas educativas como tecnologias em saúde adequadas e que potencializam a promoção da saúde. Apreendeu-se que a utilização das oficinas educativas pode contribuir para o êxito das ações, especialmente quando direcionadas aos adolescentes. Conclusão: os facilitadores percebem que as oficinas educativas, como tecnologias em saúde, são importantes. Evidenciou-se o uso recorrente de tecnologias leves e representam um recurso que fortalece ações de educação em saúde.

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Publicado

30-03-2020

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Percepções de facilitadores sobre as tecnologias em saúde utilizadas em oficinas educativas com adolescentes. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 30º de março de 2020 [citado 12º de dezembro de 2024];24(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49982

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