Percepções de facilitadores sobre as tecnologias em saúde utilizadas em oficinas educativas com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20200002Palavras-chave:
Tecnologia Biomédica, Adolescente, Educação em Saúde, Promoção da SaúdeResumo
Introdução: a adolescência é uma fase da vida caracterizada por situações de vulnerabilidade que predispõem os adolescentes às situações de risco. Inovações tecnológicas podem promover à saúde dos adolescentes por meio de oficinas educativas para empoderá-los acerca do cuidado com sua saúde. Objetivo: conhecer a percepção de facilitadores sobre as tecnologias em saúde utilizadas em oficinas educativas com adolescentes. Método: estudo qualitativo realizado com 14 facilitadores do projeto de extensão Adolescer com Saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, submetidos à análise de conteúdo em modalidade temática. Resultados: emergiram três categorias temáticas. Os facilitadores percebem as oficinas educativas como tecnologias em saúde adequadas e que potencializam a promoção da saúde. Apreendeu-se que a utilização das oficinas educativas pode contribuir para o êxito das ações, especialmente quando direcionadas aos adolescentes. Conclusão: os facilitadores percebem que as oficinas educativas, como tecnologias em saúde, são importantes. Evidenciou-se o uso recorrente de tecnologias leves e representam um recurso que fortalece ações de educação em saúde.
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