Percepção dos educadores infantis quanto ao processo de alteração do peso em pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415-2762.20130043Palavras-chave:
Sobrepeso, Obesidade, Pré-Escolar, Saúde EscolarResumo
O excesso de peso é um sério problema e atinge 42 milhões de crianças no mundo, sendo causado, em parte, por hábitos não saudáveis adquiridos na infância. Objetivo: identificar e caracterizar percepções e crenças de educadores infantis acerca de excesso de peso infantil, bem como estratégias que usam na pré-escola para lidar com essa situação. Métodos: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado com entrevistas semiestruturadas a quatro educadores e seis pais de pré-escolares. Resultados: as educadoras têm percepções corretas quanto aos fatores que colaboram para o ganho de peso corporal e às consequências deletérias de seu excesso. Por consequência, usam estratégias no âmbito da pré-escola a fim de incentivar a aquisição de bons hábitos alimentares, porém o emprego dessas não é constante, havendo também estratégias negativas. Quanto às atividades físicas, estas também não são frequentes. Conclusões: as pré-escolas estudadas perdem a oportunidade de influenciar de forma mais efetiva na saúde das crianças.
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