Manifestações de egressos de um curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5935/2316-9389.2011.v15.50415Palavras-chave:
Cuidados de Enfermagem, Ensino, Estudantes de EnfermagemResumo
Nesta investigação qualitativa, fenomenológica, apoiada em Martin Heidegger, trata-se da manifestação de egressos da graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EEUFRGS), relativa ao referencial do currículo cuidado humano de 1996. Os objetivos foram desvelar e compreender se o modo de desenvolvimento do ensino teórico e do teórico-prático ofereceu embasamento teórico e prático para atuação profissional. O Projeto nº 2005430, aprovado pelo Comitê de Pesquisa e Ética da UFRGS, respeitou aspectos éticos, conforme diretrizes e normas reguladoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Participaram da pesquisa oito enfermeiros, graduados entre 2000 e 2005, cujo currículo incluiu cuidado humano como referencial. O material, coletado em entrevista semiestruturada, recebeu análise fenomenológica. Foram obtidas seis essências em relação ao egresso e ao mercado de trabalho, aos enfermeiros assistenciais, ao corpo humano, à competência gerencial e outras. Aspectos constituintes do fenômeno manifestado demonstraram a importância da contribuição do egresso para a instituição de origem, necessitando esse tema, por ser dinâmico, de novos estudos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-03-2011
Edição
Seção
Pesquisa
Licença
Copyright (c) 2011 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
1.
Manifestações de egressos de um curso de enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2011 [citado 14º de dezembro de 2025];15(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50415


































