Violência contra crianças: dimensões apreendidas nas falas de professoras de educação infantil e a articulação com o setor saúde
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v14i4.50439Palavras-chave:
Saúde da Criança, Violência, Assistência à Saúde, EducaçãoResumo
A violência contra crianças acompanha o desenvolvimento da humanidade, afetando a qualidade de vida, dadas as lesões físicas, psíquicas e morais. Apesar do crescente reconhecimento das formas de violência praticadas contra as crianças e as ações realizadas pelos setores de saúde e educação, há, ainda, uma invisibilidade desse problema. É nesse contexto que se busca, neste estudo, conhecer e analisar as concepções e ações de professoras diante da violência contra crianças em escola de Educação Infantil do município de Palmeira das Missões-RS. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, sendo sujeitos 11 professoras. Para a coleta dos dados, os quais foram analisados pela modalidade temática, utilizou-se entrevista semiestruturada. A visão da violência contra crianças é resultante de diversos fatores e o seu reconhecimento baseia-se nas marcas físicas, o que impede, muitas vezes, a visualização das diversas formas de violência e reforça sua naturalização. Outros elementos centram-se na omissão e na concepção de que a violência contra as crianças é um problema de família e a responsabilização da denúncia é da direção da escola, tornando-se entraves que dificultam o enfrentamento desse agravo. Constatou-se, também, que os profissionais de educação não reconhecem o setor saúde como integrante da rede de proteção. Nesse sentido, a criação de uma rede e o desenvolvimento de ações intersetoriais, principalmente entre o setor saúde e o da educação, são estratégias fundamentais para o enfrentamento desse grave problema contra as crianças.Publicado
01-12-2010
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Pesquisa
Como Citar
1.
Violência contra crianças: dimensões apreendidas nas falas de professoras de educação infantil e a articulação com o setor saúde. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2010 [citado 26º de março de 2025];14(4). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50439