Extensão universitária: opinião de estudantes do campus saúde de uma instituição pública da região metropolitana de Recife-PE

Autores

  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ; UPE, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem ; UEPB
  • Camila Lima Brady Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ; Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem
  • Waldemar Brandão Neto Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ; Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem
  • Roberta Biondi Nery de Freitas Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ; Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem
  • Marta Úrsula Barbosa de Moraes Universidade de Pernambuco, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças ; Grupo de Estudos e Pesquisa em Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem

Palavras-chave:

Ralações Comunidade-Instituição, Universidades, Estudantes de Ciências da Saúde, Comunidades Vulneráveis

Resumo

Com este estudo objetiva-se conhecer o entendimento dos universitários de uma instituição pública do Campus Saúde da Região Metropolitana de Recife-PE sobre projetos de extensão. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com os estudantes dos ciclos básico e profissional dos cursos da área de saúde que participaram ou não de projetos de extensão. Foi aplicado um roteiro de entrevista e a técnica de gravação para registro das falas. Na análise dos dados, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSCs). Verificou-se nos discursos dos universitários, com vivência ou não em projetos de extensão, uma apreensão relevante das contribuições dessas atividades na sua formação profissional. Nos discursos dos extensionistas foi destacada a necessidade de uma postura crítica, de seu papel político e de sua responsabilidade social, preparados para agir de modo criativo e inovador, com base na compreensão de que a comunidade em que atua é protagonista de sua própria história de vida, como cidadãos com deveres e direitos, que devem ser garantidos no seio da sociedade.

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Publicado

01-09-2009

Como Citar

1.
Monteiro EMLM, Brady CL, Brandão Neto W, Freitas RBN de, Moraes M Úrsula B de. Extensão universitária: opinião de estudantes do campus saúde de uma instituição pública da região metropolitana de Recife-PE. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2009 [citado 29º de junho de 2024];13(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50525

Edição

Seção

Pesquisa

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