Instrumento de sistematização da assistência de enfermagem para adolescentes hospitalizados
DOI:
https://doi.org/10.5935/2316-9389.2009.v13.50528Palavras-chave:
Enfermagem, Adolescente, Processos de Enfermagem, Avaliação em EnfermagemResumo
Trata-se de uma pesquisa metodológica realizada na Clínica Pediátrica de um hospital escola, na cidade de João Pessoa-PB, com o objetivo de construir e validar um instrumento para a Sistematização da Assistência de Enfermagem para adolescentes hospitalizados. O estudo foi realizado em três fases: 1) identificação dos indicadores empíricos das necessidades humanas básicas em adolescentes hospitalizados; 2) desenvolvimento das afirmativas de diagnósticos e resultados e de intervenções de enfermagem; 3) formatação e validação do instrumento para a Sistematização da Assistência de Enfermagem, contendo todas as fases do processo de enfermagem. A revisão da literatura para identificar as necessidades dos adolescentes resultou na obtenção de indicadores específicos para adolescentes, os quais foram validados por enfermeiras assistenciais e docentes. Com base nesses indicadores, foram desenvolvidas afirmativas de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem utilizando a CIPE®, que foram posteriormente utilizadas na construção do instrumento para ser validado. Após essa validação, foi elaborada a versão final do instrumento, considerando sua relevância para a prática assistencial. Espera-se que a construção deste instrumento seja um avanço na implementação da SAE, facilitando a comunicação e o registro da assistência de enfermagem, tornando-a mais efetiva e visível para a clientela e para os outros profissionais da equipe de saúde do hospital.Downloads
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Publicado
01-09-2009
Edição
Seção
Pesquisa
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Copyright (c) 2009 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

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Como Citar
1.
Instrumento de sistematização da assistência de enfermagem para adolescentes hospitalizados. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2009 [citado 24º de dezembro de 2025];13(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50528


































