Análise das bases didático-pedagógicas para o ensino da sistematização da assistência enfermagem

Autores

  • Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde , Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e Administração
  • Wilma Dias de Fontes Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde , Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e Administração; Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde , Programa de Pós-Graduação, wilmadias@ccs.ufpb.br
  • Maria Mirian Lima da Nóbrega Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde , Programa de Pós-Graduação, wilmadias@ccs.ufpb.br; Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde , Departamento de Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria, miriamnobrega@pq.cnpq.br
  • Galdino Toscano de Brito Filho UFPB, Departamento de Habilitações Pedagógicas

Palavras-chave:

Processos de Enfermagem, Ensino, Enfermagem, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem qualitativa cujo objetivo é analisar os métodos de ensino e as abordagens pedagógicas que fundamentam o processo ensino-aprendizagem na disciplina Metodologia da Assistência de Enfermagem em três instituições de Ensino Superior em uma capital do Nordeste brasileiro, com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que o processo de enfermagem tem sido trabalhado por meio dos fundamentos pedagógicos tradicionais e cognitivistas, com a expressividade acentuada da abordagem construtivista, embora tenham sido identificados indícios da abordagem comportamentalista. Quanto aos métodos de ensino, evidenciaram-se métodos comuns instrumentalizando o ensino no contexto da disciplina, cujas expressões demonstram a utilização sendo efetivada em momentos variados, quanto às etapas do processo de enfermagem, e com fins distintos. Conclui-se que o trabalho educativo exige dos docentes não apenas o domínio dos conteúdos que serão matéria do processo de ensino-aprendizagem, mas também as competências pedagógicas necessárias para conduzir tal processo em consonância com o novo paradigma pedagógico do ensino superior; além da importância de os docentes reconhecerem que qualquer abordagem pedagógica e suas respectivas estratégias e métodos de ensino são voltadas para o aprendizado dos discentes, porém costumam ser responsáveis pela construção de outras capacidades individuais e coletivas que devem ser ponderadas na perspectiva do que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e as exigências do mundo contemporâneo.

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Publicado

01-03-2009

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Análise das bases didático-pedagógicas para o ensino da sistematização da assistência enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2009 [citado 22º de junho de 2025];13(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50565

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