Educação em saúde: revisão bibliográfica de 2005 a 2007

Autores

  • Maria de Lourdes da Silva Marques Ferreira Faculdade de Medicina de Botucatu, Programa de Mestrado Profissional
  • Jairo Aparecido Ayres Faculdade de Medicina de Botucatu, Programa de Mestrado Profissional
  • Correa Ione UNESP, Faculdade de Medicina de Botucatu

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v13i2.50557

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Ensino

Resumo

Neste estudo, foram analisadas as publicações sobre educação em saúde no período de 2005 a 2007, por meio de categorias preestabelecidas sobre concepção de saúde, o que possibilitou a elaboração das seguintes subtemáticas: autonomia de indivíduos e grupos/educação tradicional, estilo de vida dos indivíduos/condições de vida e de trabalho, riscos comportamentais passíveis de mudança e determinantes sociais positivos. A autonomia foi questionada quando reconhecida uma educação autoritária, impossibilitando as decisões pessoais e influenciando o estilo de vida, com restrição a reflexão dos riscos em relação à saúde. A promoção da saúde se faz necessária ao processo permanente, democrático e coletivo com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. Reconhece-se que a integralidade na educação em saúde deve ser um princípio assumido pelos profissionais. Articular as atividades educativas aos saberes da sociedade é ação essencial para uma prática transformadora, que favorece a prevalência dos direitos de cidadania, autonomia e liberdade.

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Publicado

01-06-2009

Como Citar

1.
Ferreira M de L da SM, Ayres JA, Ione C. Educação em saúde: revisão bibliográfica de 2005 a 2007. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2009 [citado 8º de outubro de 2024];13(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50557

Edição

Seção

Revisao Teorica

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