Educação em saúde
revisão bibliográfica de 2005 a 2007
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, EnsinoResumo
Neste estudo, foram analisadas as publicações sobre educação em saúde no período de 2005 a 2007, por meio de categorias preestabelecidas sobre concepção de saúde, o que possibilitou a elaboração das seguintes subtemáticas: autonomia de indivíduos e grupos/educação tradicional, estilo de vida dos indivíduos/condições de vida e de trabalho, riscos comportamentais passíveis de mudança e determinantes sociais positivos. A autonomia foi questionada quando reconhecida uma educação autoritária, impossibilitando as decisões pessoais e influenciando o estilo de vida, com restrição a reflexão dos riscos em relação à saúde. A promoção da saúde se faz necessária ao processo permanente, democrático e coletivo com impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. Reconhece-se que a integralidade na educação em saúde deve ser um princípio assumido pelos profissionais. Articular as atividades educativas aos saberes da sociedade é ação essencial para uma prática transformadora, que favorece a prevalência dos direitos de cidadania, autonomia e liberdade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01-06-2009
Edição
Seção
Revisao Teorica
Licença
Copyright (c) 2009 Reme: Revista Mineira de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/ojs/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68
Como Citar
1.
Educação em saúde: revisão bibliográfica de 2005 a 2007. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2009 [citado 15º de julho de 2025];13(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50557