Reflexões sobre a intermediação da linguagem na relação entre professor e aluno de graduação em enfermagem

Autores

  • Andréia Jorge da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro, Enfermagem , Departamento de Metodologia da Enfermagem
  • Maria da Soledade Simeão dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro, Enfermagem , Departamento de Metodologia da Enfermagem
  • Neiva Maria Picinini Santos Rio de JaneiroRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Enfermagem , Departamento de Metodologia da Enfermagem, andreiajcosta@msn.com

DOI:

https://doi.org/10.5935/2316-9389.2006.v10.50763

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino Superior, Estudantes de Enfermagem, Inter-Relação

Resumo

A universidade deve estimular a ampliação das competências comunicativas dos discentes; portanto, as referências bibliográficas, as ferramentas educacionais e a abordagem dos alunos pelos professores são importantes na formação de indivíduos para o exercício profissional, docência e pesquisa. É desafiante para docentes abrangerem conteúdos programáticos curriculares em classes numerosas e heterogêneas, constituindo-se a relação professor-aluno como auxiliar nesta organização escolar. O objetivo deste trabalho é compreender as interfaces da linguagem na relação professor-aluno de graduação em Enfermagem. As autoras afirmam ser fundamental para essa relação a reflexão dos professores acerca da linguagem, das variações lingüísticas e gêneros discursivos, os quais valorizam enunciados e conceitos e favorecem o aprendizado dos alunos.

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Publicado

01-04-2006

Edição

Seção

Reflexão

Como Citar

1.
Reflexões sobre a intermediação da linguagem na relação entre professor e aluno de graduação em enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de abril de 2006 [citado 25º de dezembro de 2025];10(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50763