Gratificação de estímulo à docência e prática docente no cotidiano da escola de enfermagem da UFMG

Autores

  • Sandra Regina da Costa Saár UFMG, Escola de Enfermagem
  • Maria de Lourdes Rocha de Lima UFMG, Faculdade de Educação , Programa de Pós-Graduação

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v5i1.50962

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho, Ensino, Salários e Benefícios, Docente de Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as implicações da gratificação de estímulo à docência (GED) na prática dos docentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG). Optamos por um estudo exploratório realizado à luz da abordagem qualitativa. Foram sujeitos deste estudo: docentes da EE/UFMG e gestores da UFMG. Foi possível constatar que a implementação da GED instalou uma nova cultura na EE/UFMG, denominada por nós "cultura do assoberbamento", a qual evidencia uma corrida produtivista, em que as pessoas empenham-se em fazer sempre mais, sem uma reflexão crítica sobre o significado político de tais ações.

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Publicado

01-12-2001

Como Citar

1.
Saár SR da C, Lima M de LR de. Gratificação de estímulo à docência e prática docente no cotidiano da escola de enfermagem da UFMG. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2001 [citado 12º de novembro de 2024];5(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50962

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