Impacto do debriefing no desenvolvimento de competências clínicas em sepse entre estudantes: estudo quase-experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2316-9389.2025.v29.58933

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação, educação em enfermagem, Ensino, Estudantes de Enfermagem, Competência Clínica, Sepse

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto do debriefing associado ao cenário de simulação clínica no conhecimento e nas habilidades de estudantes de enfermagem no manejo do paciente com sepse. Método: estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, realizado com 20 estudantes de enfermagem de uma universidade pública. Os dados foram coletados por questionário sociodemográfico, pré e pós-teste validado sobre sepse e checklist de habilidades. Foi realizada estatística descritiva para as variáveis qualitativas e a média e desvio-padrão para a idade. A comparação dos escores pré e pós-intervenção utilizou o teste de Wilcoxon, com efeito calculado pela estatística r de Rosenthal. A mudança na classificação global no checklist de habilidades foi avaliada pelo teste de McNemar, adequado para variáveis categóricas pareadas, e a consistência interna foi medida pelo alfa de Cronbach (significância de 5%). Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós-teste foi significativamente (p<0,05) maior que no pré-teste, assim como em relação às habilidades antes e depois do debriefing. A média de notas no pré-teste foi 2,50(±1,23) e, no pós-teste, foi 5,95(±1,14) (p<0,001). Já a média do somatório do checklist da simulação antes do debriefing foi 11,45(±3,85) e, após debriefing, foi 14,80(±1,79) (p=0,002). Conclusão: os resultados demonstram a eficácia da intervenção, que promoveu uma significativa ampliação do conhecimento e habilidades no manejo da sepse.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

1. Alaro MG, Ashine TM, Kebede S, Hussien H, Alaro MG, Kechine Tibore T. Knowledge and Associated Factors Towards Sepsis Management Among Nurses Working in the Emergency Department of Public Hospitals in Addis Ababa. SAGE Open Nurs. 2024 [acesso 2024 Oct 28]; 10:1-11. Disponível em: https://doi.org/10.1177/23779608241274224

2. Srzić I, Nesek Adam V, Tunjić Pejak D. Sepsis definition: What'w new in the treatment guidelines. Acta Clin Croat. 2022 [acesso 2024 Oct 28];61(Suppl 1):67-72. Disponível em: https://doi.org/10.20471/acc.2022.61.s1.11.

3. La Via L, Sangiorgio G, Stefani S, Marino A, Nunnari G, Cocuzza S, et al. The Global Burden of Sepsis and Septic Shock. Epidemiologia (Basel). 2024 [acesso 2024 Oct 28]; 25;5(3):456-478. Disponível em: https://doi.org/10.3390/epidemiologia5030032

4. Guarino M, Perna B, Cesaro AE, Maritati M, Spampinato MD, Contini C, et al. 2023 Update on Sepsis and Septic Shock in Adult Patients: Management in the Emergency Department. J Clin Med. 2023 [acesso 2024 Oct 28];12(9):3188. Disponível em: https://doi.org/10.3390/jcm12093188

5. Machado FR, Cavalcanti AB, Bozza FA, Ferreira EM, Carrara FSA, Sousa JL, et al. The epidemiology of sepsis in Brazilian intensive care units (the Sepsis PREvalence Assessment Database, SPREAD): an observational study. Lancet Infect Dis. 2017 [acesso 2024 Oct 28];17(11):1180-9. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S1473-3099(17)30322-5

6. Nogueira JWS, Magro MCS. Construction and validation of a scenario for recognizing sepsis by nursing students: a methodological study. Rev Bras Enferm. 2023 [acesso 2024 Oct 28];76(4):e20220537. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0537pt

7. Silva DF, Brasil MHF, Santos GCV, Guimarães KSL, Oliveira FMRL, Leal NPR, et al. Knowledge of Emergency Nurses about a Sepsis Clinical Protocol. Rev Enferm UFPE. 2021;15:e245947. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.245947

8. Pereira LV, Silva LB, Santos AG, Almeida JF, Oliveira N, Santos G. Knowledge and practices of nursing students and professionals regarding sepsis: A systematic review. J Nurs Educ Pract. 2024;14(2):78-88. Disponível em: https://doi.org/10.5430/jnep.v14n2p78

9. Choy CL, Liaw SY, Goh EL, See KC, Chua WL. Impact of sepsis education for healthcare professionals and students on learning and patient outcomes: a systematic review. J Hosp Infect. 2022;122:84-95. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2022.01.004

10. Kuttab HI, Evans CG, Lykins JD, Hughes MD, Kopec JA, Hernandez MA, Ward MA. The Effect of Fluid Resuscitation Timing in Early Sepsis Resuscitation. J Intensive Care Med. 2023;38(11):1051-9. Disponível em: https://doi.org/10.1177/08850666231180530

11. Evans L, Rhodes A, Alhazzani W, Antonelli M, Coopersmith CM, French C, et al. Surviving Sepsis Campaign: International Guidelines for Management of Sepsis and Septic Shock 2021. Intensive Care Med. 2021;47(11):1181-247. https://doi.org/10.1007/s00134-021-06506-y

12. Martinez K, Aronson B. Development and evaluation of a sepsis simulation with undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. 2024 ;132:106031. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2023.106031

13. Cuesta-Montero P, Navarro-Martínez J, Yedro M, Galiana-Ivars M. Sepsis and Clinical Simulation: What Is New? (and Old). J. Pers. Med. 2023; 13(10):1475. Disponível em: https://doi.org/10.3390/jpm13101475

14. Falconer B, Lasiter S, Patel S. Simulation Sequencing in Nursing Education and Its Impact on Student Learning Outcomes: A Scoping Review. Nurse Educ. 2025 [acesso 2025 Mar 18];6. Disponível em: https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000001828.

15. Harder N, Turner S, Kramer M, Mitchell K. Exploring Debriefing Modalities in Healthcare Simulation: Self-Reflection, Self-Debriefing, Tele-Debriefing and Facilitated Debriefing. Clin Simul in Nurs. 2024 [acesso 2025 Mar 18];92:101561. Disponível em: https://doi.org/ 10.1016/j.ecns.2024.101561

16. Fegran L, Ham-Baloyi WT, Fossum M, Hovland OJ, Naidoo JR, van Rooyen DRM, et al. Simulation debriefing as part of simulation for clinical teaching and learning in nursing education: A scoping review. Nurs Open. 2023 [acesso 2025 Mar 18];10(3):1217-33. Disponível em: https://doi.org/10.1002/nop2.1426

17. Silva CC, Natarelli TRP, Domingues AN, Fonseca LMM, Melo LL. Prebriefing in clinical simulation in nursing: scoping review. Rev Gaúcha Enferm. 2022 [acesso 2025 Mar 18];43(spe):e20220067. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.20220067.en

18. Janicas RCSV, Narchi NZ. Evaluation of nursing students’ learning using realistic scenarios with and without debriefing. Rev Latino-Am Enfermagem. 2019;27:e3187. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2936.3187

19. Chávez-Valenzuela P, Kappes M, Sambuceti CE, Díaz-Guio DA. Challenges in the implementation of inter-professional education programs with clinical simulation for health care students: A scoping review. Nurse Educ Today. 2025 [acesso 2025 Mar 18];146:106548. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2024.

20. Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática de Enfermagem. 9th ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.

21. Goulart LS, Ferreira JMA, Sarti ECFB, Sousa ÁFL, Ferreira AM, Frota OP. Are nurses updated on the proper management of patients with sepsis? Esc Anna Nery. 2019 [acesso 2025 Mar 18];23(4):e20190013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0013

22. Carvalho LR, Zem-Mascarenhas SH. Construction and validation of a sepsis simulation scenario: a methodological study. Rev Esc Enferm USP. 2020[acesso 2025 Mar 18]; 54:e03638. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019021603638

23. Liaw SY, Tan JZ, Bin Rusli KD, Ratan R, Zhou W, Lim S, et al. Artificial Intelligence Versus Human-Controlled Doctor in Virtual Reality Simulation for Sepsis Team Training: Randomized Controlled Study. J Med Internet Res. 2023 [acesso 2025 Mar 18];26;25:e47748. Disponível em: https://doi.org/10.2196/47748.

24. Chang YL, Liu CY, Liu HY, Chang LY, Huang TH. Effectiveness of multiple scenario simulations of acute and critical care for undergraduate nursing students: A quasi-experimental design. Nurse Educ Today. 2022[acesso 2025 Mar 18];118:105526. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105526

25. Valičević G, Timar Z, Zunic L, Cigic L. Knowledge of sepsis in nursing students - a cross-sectional study. Int J Environ Res Public Health. 2021[acesso 2025 Mar 18];18(23):12443. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph182312443

26. Harley A, Johnston ANB, Denny KJ, Keijzers G, Crilly J. Final year nursing student's exposure to education and knowledge about sepsis: a multi-university study. Nurse Educ Today. 2021 [acesso 2025 Mar 18];97:104703. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104703

27. Gleason K, Harkless G, Stanley J, Olson APJ, Graber ML. The critical need for nursing education to address the diagnostic process. Nurs Outlook. 2021[acesso 2025 Mar 18];69(3):362-9. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.outlook.2020.12.005

28. Yang F, Xia J, Han Y, Pang D, Bai F, Wang W. Improving clinical judgment by simulation: a randomized trial and validation of the Lasater clinical judgment rubric in Chinese. BMC Med Educ. 2019[acesso 2025 Mar 18];19(20):1-6. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1454-9

29. Oliveira SN, Santos MR, Martins JCA, Cunha AL. Debriefing, a dialogical space for the development of reflective thinking in nursing. Rev Gaúcha Enferm. 2024 [acesso 2025 Mar 18];45:e20230041. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2024.20230041.pt

30. Rababa M, Hamad DB, Hayajneh AA. Sepsis assessment and management in critically ill adults: a systematic review. PLOS ONE. 2022 [acesso 2025 Mar 18];17(7):e0270711. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0270711

Arquivos adicionais

Publicado

13-11-2025

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Impacto do debriefing no desenvolvimento de competências clínicas em sepse entre estudantes: estudo quase-experimental. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 13º de novembro de 2025 [citado 7º de dezembro de 2025];29. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/58933