Formação e desenvolvimento de competências profissionais na enfermagem:

percepções dos professores

Autores

  • Helaine Cristine Vianna Barbosa Dias Faculdade Novos Horizontes; Belo HorizonteMG, Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Curso de Enfermagem , Brasil
  • Kely César Martins de Paiva Belo HorizonteMG, Faculdade Novos Horizontes, Programa de Mestrado Acadêmico em Administração , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-9389.2009.v13.50526

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação baseada em Competências, Competência Profissional

Resumo

O objetivo com esta pesquisa de campo descritiva e com abordagem essencialmente quantitativa foi descrever e analisar as percepções dos professores quanto às contribuições - ideais e reais - do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior (IES) privada situada em Belo Horizonte-MG, Brasil, para o desenvolvimento de competências profissionais dos alunos, tendo em vista a importância de seu papel na formação acadêmica e profissional do enfermeiro. Na coleta de dados, foram utilizados o levantamento documental, a observação direta e, principalmente, um questionário, distribuído para os 39 docentes-enfermeiros do curso, sendo que 23 foram devolvidos preenchidos e os dados foram tabulados com o auxílio de uma planilha eletrônica. Quanto aos resultados apresentados e analisados, ressalte-se que, do ponto de vista do ideal, do desejado que o curso contribua, os professores pesquisados validaram os preceitos específicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e os gerais do modelo de Fleury e Fleury. Porém, quando questionados sobre a contribuição real do curso para a formação e o desenvolvimento de tais competências, os níveis "insatisfatórios" se fizeram presentes, colocando em "xeque" as políticas e práticas pedagógicas desenvolvidas na IES e as condutas tanto de alunos quanto de professores. Ao final, foram salientadas limitações da pesquisa, sugestões para estudos futuros e para o curso e a IES, tendo em vista possibilidades de melhorias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01-09-2009

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Formação e desenvolvimento de competências profissionais na enfermagem:: percepções dos professores. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2009 [citado 24º de dezembro de 2025];13(3). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50526

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)