Educação profissional: vivência do educando de enfermagem no cuidado ao doente crítico

Autores

  • Renata Silveira Appolinário
  • Adriana Katia Corrêa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto , adricor@eerp.usp.br

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v13i2.50543

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva, Credenciamento

Resumo

O objetivo com este estudo é compreender a vivência do estudante do curso de habilitação profissional técnico de enfermagem no aprendizado do cuidado aos doentes críticos, no cenário da terapia intensiva (CTI), no contexto do SUS. Fundamentando-se na abordagem fenomenológica, foram realizadas 11 entrevistas com estudantes de uma escola profissionalizante do município de Ribeirão Preto-SP, de julho a outubro de 2006. Foram construídas, de modo articulado, três temáticas: Aproximação do educando ao mundo técnico da terapia intensiva; O emergir da sensibilidade do educando no mundo técnico do CTI; O aprendizado em CTI. É preciso rever o processo formativo, incorporando conhecimentos, habilidades e atitudes voltados para a compreensão do CTI no contexto de saúde atual, do mundo subjetivo e social do doente crítico, das questões existenciais. Para tal, é fundamental transcender o treinamento técnico e construir prática educativa condizente com a formação da pessoa humana.

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Publicado

01-06-2009

Como Citar

1.
Appolinário RS, Corrêa AK. Educação profissional: vivência do educando de enfermagem no cuidado ao doente crítico. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de junho de 2009 [citado 29º de novembro de 2024];13(2). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50543

Edição

Seção

Pesquisa

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