Construindo Lugares de Urbanidade Metropolitana em tempos de pandemia

desafios e estratégias para continuidade da Extensão Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.26712

Palavras-chave:

Extensão universitária, Metodologias, Imersões, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

A Extensão, assim como o Ensino e a Pesquisa, se constitui como um dos três pilares da universidade pública no Brasil e seu princípio orientador é a aproximação entre a universidade e a sociedade civil. Este artigo apresenta algumas inovações e tendências em relação a essas práticas extensionistas, tendo em vista não apenas a urgência imposta pela pandemia, mas também a consolidação de formas de ação já vivenciadas nessa área. Para isso, nos apoiamos nas experiências do projeto de extensão “Construindo Lugares de Urbanidade Metropolitana” da Escola de Arquitetura da UFMG. Pretende-se, a partir das metodologias adotadas na pré-pandemia e durante o atual período, relatar os desafios e as estratégias adotadas nessas diferentes condições.

 

Biografia do Autor

  • Beatriz Ribeiro Bartholo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Graduanda de Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura da UFMG. Bolsista do projeto de extensão “Construindo Lugares de Urbanidade Metropolitana” do LabUrb da EA/UFMG.

  • Daniel Medeiros de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Professor adjunto do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG

  • Junia Maria Ferrari de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Professora adjunta do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG.

  • Elisângela de Almeida Chiquito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Professora adjunta do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG.

  • Ana Clara Vargas de Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Bolsista de iniciação científica voluntária do projeto “Ordenamento territorial e conservação ambiental: estudo de caso do Parque Nacional da Serra do Gandarela” da EA/UFMG.

  • Maria Isabel Tamião Santana, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Graduanda de Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura da UFMG.

  • Giovana Lemos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Graduanda de Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura da UFMG. Bolsista do PIPA – Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade na Diretoria de Ação Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Construindo Lugares de Urbanidade Metropolitana em tempos de pandemia: desafios e estratégias para continuidade da Extensão Universitária. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 126–147, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2021.26712. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/26712. Acesso em: 26 dez. 2024.