Eficiência Energética e Conforto Térmico em edifícios universitários
a importância de uma perspectiva integrada para a adaptação aos novos tempos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.26714Palavras-chave:
Edifícios universitários, Eficiência energética em edifícios, Conforto térmicoResumo
Diversas transformações sociais, econômicas e ambientais se refletem no ensino e na prática universitária, sendo o ambiente universitário meio e abrigo de práticas que podem ser uma referência para a sociedade. Conhecimentos acumulados no âmbito da pesquisa podem orientar ações para maior sustentabilidade da universidade como um todo. As questões políticas de contingenciamento de verbas, as mudanças climáticas e os desafios ambientais e sanitários trazem à tona questões para a gestão universitária ligadas ao uso de seus edifícios. O presente artigo se propõe então a analisar o ambiente universitário em questões ligadas ao uso de energia e ao conforto ambiental. Questões estas que vão lidar com a economicidade dos espaços universitários e com a salubridade destes.
Referências
ALCOFORADO, J. L. M.; COSTA, C. R. DA; OLIVEIRA, J. G. DE. O papel da universidade é ensinar a pensar bem. Trabalho & Educação, v. 29, n. 1, p. 171–180, 2020.
AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONING ENGINEERS. ANSI/ASHRAE Standard 55: thermal environmental conditions for human occupancy. Atlanta, 2013.
APPEL-MEULENBROEK, R.; CLIPPARD, M.; PFNÜR, A. The effectiveness of physical office environments for employee outcomes: an interdisciplinary perspective of research efforts. Journal of Corporate Real Estate, v. 20, n. 1, p. 56–80, 2019.
AWADA, M.; BECERIK-GERBER, B.; HOQUE, S.; et al. Ten questions concerning occupant health in buildings during normal operations and extreme events including the COVID-19 pandemic. Building and Environment, article in press, 2020.
BATISTA JR., O. A. A balbúrdia do contingenciamento. Boletim UFMG, n. 2059, p. 2, 2019. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/publicacoes/boletim/edicao/2059/a-balburdia-do-contingenciamento. Acesso em: 14 dez. 2020.
BHAGAT, R. K.; DAVIES WYKES, M. S.; DALZIEL, S. B.; LINDEN, P. F. Effects of ventilation on the indoor spread of COVID-19. Journal of Fluid Mechanics, v. 903, p. 1–18, 2020.
BRASIL. Decreto n. 9.741, de 29 de março de 2019. Dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2019 e dá outras providências. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/69237336/do1e-2019-03-29-decreto-n-9-741-de-29-de-marcode-2019-69237302. Acesso em: 14 dez. 2020.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL (INMETRO). Portaria n.º 18, de 16 de janeiro de 2012. Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais. Rio de Janeiro, 2012.
CAO, X.; DAI, X.; LIU, J. Building energy-consumption status worldwide and the state-of-the-art technologies for zero-energy buildings during the past decade. Energy & Buildings, v. 128, p. 198–213, 2016.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991.
COSTA, M. L.; FREIRE, M. R.; KIPERSTOK, A. Strategies for thermal comfort in university buildings - The case of the faculty of architecture at the Federal University of Bahia, Brazil. Journal of Environmental Management, v. 239, p. 114–123, 2019.
DING, Y.; ZHANG, Z.; ZHANG, Q.; et al. Benchmark analysis of electricity consumption for complex campus buildings in China. Applied Thermal Engineering, v. 131, p. 428–436, 2018.
EVANS, G. W.; C. S. Environmental Stress. Encyclopedia of Applied Psychology, Three-Volume Set, v. 1, p. 815–824, 2004.
GIAMALAKI, M.; KOLOKOTSA, D. Understanding the thermal experience of elderly people in their residences: Study on thermal comfort and adaptive behaviors of senior citizens in Crete, Greece. Energy & Buildings, v. 185, p. 76–87, 2019.
GUI, X.; GOU, Z.; LU, Y. Energy & Buildings Reducing university energy use beyond energy retrofitting : The academic calendar impacts. Energy & Buildings, v. 231, p. 1–11, 2021.
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY (IEA). 2019 Global Status Report for Buildings and Construction. 2019.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (IPCC). IPCC Special Report on Climate Change, Desertification, Land Degradation, Sustainable Land Management, Food Security, and Greenhouse gas fluxes in Terrestrial Ecosystems: Summary for Policymakers Approved Draft. 2019. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/08/4.-SPM_Approved_Microsite_FINAL.pdf. Acesso em: 14 dez. 2020.
______. Climate Change 2007: Synthesis Report. 2007. Disponível em: https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/02/ar4_syr_spm.pdf. Acesso em 14 dez. 2020.
KASUGANTI, A. R. Organizational Learning: The Role of the Physical Environment. Psychological Studies, v. 62, n. 4, p. 357–369, 2017.
KHOSHBAKHT, M.; GOU, Z.; DUPRE, K. Energy use characteristics and benchmarking for higher education buildings. Energy & Buildings, v. 164, p. 61–76, 2018.
KRÜGER, E. Contágio versus condição climática: análise correlacional entre casos e fatalidades pela COVID-19 em capitais brasileiras. In: ENTAC, 18., 2020, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2020.
LEE, S.H.; AUGENBROE, G. Energy Performance Evaluation of Campus Facilities. In: COBRA 2007, Londres. Anais…Londres: RICS, 2007.
MEIER, A.; OLOFSSON, T.; LAMBERTS, R. What Is an Energy-Efficient Building? In: IX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. Anais... Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil: 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Relatório de gestão do exercício de 2016. Belo Horizonte, 2017.
MOHAMMADALIZADEHKORDE, M.; WEAVER, R. Universities as Models of Sustainable Energy Consuming Communities ? Review of Selected Literature. Sustainability (Switzerland), v. 10, n. 9, p. 1–17, 2018.
MORAWSKA, L.; TANG, J. W.; BAHNFLETH, W.; et al. How can airborne transmission of COVID-19 indoors be minimised? Environment International, v. 142, p. 1–7, 2020.
OLDHAM, G. R.; ROTCHFORD, N. L. Relationships Between Office Characteristics and Employee Reactions: A Study of the Physical Environment. Administrative Science Quarterly, v. 28, n. 4, p. 542, 1983.
PALETTA, A.; BONOLI, A. Governing the university in the perspective of the United Nations 2030 Agenda: The case of the University of Bologna. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 20, n. 3, p. 500–514, 2019.
PEREIRA, I. M.; SOUZA, R. V. G. Proteção solar em edificações residenciais e comerciais - desenvolvimento de metodologia. In: ENTAC 2008 - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2008, Fortaleza. Anais.... Porto Alegre: ANTAC, 2008. v. 1. p. 1-2000.
PIIL, J. F.; CHRISTIANSEN, L.; MORRIS, N. B.; et al. Direct exposure of the head to solar heat radiation impairs motor-cognitive performance. Scientific Reports, v. 10, p. 1–10, 2020.
RUPP, R. F.; GHISI, E. Avaliação de modelos preditivos de conforto térmico em escritórios no clima subtropical brasileiro. Ambiente Construído, v. 19, n. 2, p. 91–107, 2019.
SCOTT, J. C. The Mission of the University: Medieval to Postmodern Transformations. The Journal of Higher Education, v. 77, n. 1, p. 1–39, 2006.
SINGH, M. K.; OOKA, R.; RIJAL, H. B.; et al. Progress in thermal comfort studies in classrooms over last 50 years and way forward. Energy & Buildings, v. 188-189, p. 149–174, 2019.
SIQUEIRA, J. C. F.; DA SILVA, L. B.; COUTINHO, A. S.; RODRIGUES, R. M. Analysis of air temperature changes on blood pressure and heart rate and performance of undergraduate students. Work, v. 57, n. 1, p. 43–54, 2017.
SUN, C.; ZHAI, Z. The efficacy of social distance and ventilation effectiveness in preventing COVID-19 transmission. Sustainable Cities and Society, v. 62, 2020.
TOE, D. H. C.; KUBOTA, T. Development of an adaptive thermal comfort equation for naturally ventilated buildings in hot-humid climates using ASHRAE RP-884 database. Frontiers of Architectural Research, v. 2, n. 3, p. 278–291, 2013.
UNITED NATIONS. Resolution adopted by the general assembly on 25 September 2015. 2015. Disponível em: www.un.org/sustainabledevelopment/. Acesso em: 14 dez. 2020.
______. The Sustainable Development Goals: Our Framework for COVID-19 Recovery. 2020. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/sdgs-frameworkfor-covid-19-recovery/. Acesso em: 20 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Plano de desenvolvimento institucional 2018-2013, Belo Horizonte, 372p., 2018.
VAN DOREMALEN, N.; BUSHMAKER, T.; MORRIS, D. H.; et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. The new england journal of medicine, p. 1–3, 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WMO). Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novelcoronavirus-2019?gclid=CjwKCAiAt9z-BRBCEiwA_bWv-KAAC0I3uaK5iTkkpXjskEIMSX4rAYqqzdUCngWcD6a-lX1qUxB-hoCy38QAvD_BwE. Acesso em: 14 dez. 2020.