Corpo, imagem e escrita

Autores

  • Maria Esther Maciel Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2012.2712

Resumo

This article discusses the presence of the body in contemporary art and culture, with reference to the relationship between body, image and writing in the encyclopedic work of Peter Greenaway - more specifically in his 1996 film The Pillow Book. The aim is to show how the sign body, taken from the perspective of multiplicity, occupies a privileged place in the repertoire of images and concepts of the British artist, in sharp contrast to the marketing vision of the body that prevails in contemporary world.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Esther Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Associada da Faculdade de Letras/ UFMG; pesquisadora CNPq, nível 1D

Referências

A BARRIGA do arquiteto. Direção de Peter Greenaway. Miami: Continental Films, 1987. 1 DVD (107 min).

A TV Dante. Direção de Peter Greenaway em colaboração com Tom Phillips (1989). Disponível em: <http://www.ubu.com/film/greenaway-phillips_dante.html>. Acesso em: 13 set. 2012. Curta metragem em oito episódios para a TV baseado no poema “O Inferno” de Dante Alighieri (88 min).

A ÚLTIMA tempestade. Direção de Peter Greenaway. Inglaterra, França: 1991. 1 bobina cinematográfica (124 min). Baseado na peça “A Tempestade” de William Shakespeare.

BARTHES, R. O império dos signos. Trad. Leyla Perrone. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BARTHES, R. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1977.

BINGEN, H. V. Selected writings. Trad. Mark Atherton. London: Penguin Classics, 2001.

CARVALHO, J. F.; MENDONÇA, J. T. A bela flor. In: BINGEN, H. V. Flor brilhante. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.

CORPO. In: HOUAISS, A. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, Instituto Antonio Houaiss, 2001.

FOULCAUT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

GREENAWAY, P. Corpo e cinema pela boca aberta de Peter Greenaway. Entrevista a Evelyn Schuler e Thomas H. Lehmann. Revista Sexta-Feira: Antropologia, Artes, Humanidades, volume especial sobre corpo. São Paulo, Hedra, v. 4, p.16-29, 1999.

GREENAWAY, P. The Physical Self. Rotterdam: Museum Boymans-van Beuningen Rotterdam, 96p. Seleção de obras do Museu Boymans-van Beuningen feita por Peter Greenaway.

GRUZINSKI, S. O pensamento mestiço. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

HORTA, M. T. A história do corpo ou o corpo da história. Diário de Notícias, Lisboa, mar. 2005. Caderno de Artes. Disponível em: <http://dn.sapo.pt/2005/03/15/artes/a_historia_corpo_o_corpo_historia.html> Acesso em: 24 nov. 2008.

KLÜPPEL, B. L. P. Hildegard de Bingen - vidente, Médica e Artista. Cadernos do Religare, João Pessoa, Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFPb, n. 1, [2000?] Disponível em: <http://yesod.sites.uol.com.br/cadernos/edicao1/hilde.htm> Acesso em: 24 nov. 2008.

KODAMA, M. P. Prólogo. SHONAGON, S. El libro de la almohada. Selección y traducción de Jorge Luis Borges y Maria Kodama. Madrid: Alianza, 2004. p. 7-12.

M IS FOR man, music, Mozart. Direção de Peter Greenaway (1991). Disponível em: <http://www.filecrop.com/Peter-Greenaway-M-is-for-Man-Music-Mozart.html>. Acesso em: 13 set. 2012. Curta metragem para TV baseado na composição do pianista Louis Andriessen (29 min).

O COZINHEIRO, o ladrão, sua mulher e o amante. Direção de Peter Greenaway. Los Angeles: Lionsgate, 2004. 1 DVD (124 min).

O LIVRO de cabeceira. Direção de Peter Greenaway. North Hollywood: Spectra Films, 1996. 1 DVD (120 min).

ORTEGA, F. O corpo incerto: corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

PAZ, Octavio. Conjunções e disjunções. Trad. Lúcia Teixeira Wisnik. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PAZ, Octavio. Tres momentos de la literatura japonesa. In. . (Org.). Las peras del olmo. Barcelona: Seix Barral, 1992. p. 107-135.

PERNOUD, R. Hildegard de Bingen: a consciência inspirada do século XII. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

SARDUY, S. Escrito sobre um corpo. Trad. Lúcia Chiappini Leite e Lúcia Teixeira Wisnik. São Paulo: Perspectiva, 1979.

SHONAGON, S. The pillow book. Trad. Ivan Morris. London: Penguin Classics, 1980.

MACIEL, M. E. Figurações/transfigurações: Corpo e escrita em Peter Greenaway e Sei Shonagon. In: TORNQUIST, C. S. et al. Leituras de resistência: corpo, violência e poder. Florianópolis: Mulheres, 2009, v. 1. p. 159-172.

Z00: A Zed & Two Noughts. Direção de Peter Greenaway. New York: Zeitgeist Films, 1990. 1 DVD (117 min).

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

MACIEL, M. E. Corpo, imagem e escrita. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 19, n. 1 e 2, p. 76–91, 2012. DOI: 10.35699/2316-770X.2012.2712. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2712. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos