Notório Saber para os Mestres e Mestras dos Povos e Comunidades Tradicionais
Uma Revolução no Mundo Acadêmico Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.29103Palavras-chave:
Notório Saber, Encontro de Saberes, Descolonização Acadêmica – transdisciplinaridadeResumo
O artigo apresenta uma fundamentação circunstanciada do instrumento formal de titulação acadêmica chamada Notório Saber, concebido especificamente para os mestres e mestras dos saberes dos povos e comunidades tradicionais (indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das culturas populares, entre outros). A luta pelo Notório Saber se vincula ao movimento Encontro de Saberes, destinado a incluir os mestres como docentes nas universidades, e que já alcança uma escala nacional. O Notório Saber dos mestres contribuiu para um enfrentamento de três grandes desafios colocados para as universidades hoje, em praticamente todos os países do mundo: a descolonização do padrão eurocêntrico de universidade moderna; a transição da disciplinaridade para a transdiciplinaridade; e a superação do modelo neoliberal de produção de saber acadêmico com base no capitalismo cognitivo.
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