Superfície artificial, interior visceral

Aspectos tecnológicos, estéticos e econômicos da arte generativa

Autores

  • Rafael Galvão de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.47661

Palavras-chave:

Arte generativa, Arte e inteligência artificial, Economia da cultura, Economia da inteligência artificial, Doença dos custos

Resumo

A disseminação da arte gerada por inteligência artificial, ou arte generativa, está mudando as indústrias criativas. Este artigo discute questões tecnológicas, estéticas e econômicas da arte generativa. Apesar da tecnologia possibilitar novas formas de expressão artística, o status da arte generativa como arte não é certo. Defensores a veem como uma forma de arte não antropocêntrica, críticos enfatizam que a arte é feita por pessoas. A economia da cultura pode entender aspectos econômicos da arte generativa, entre elas a decisão de a adotar em larga escala para diminuir o efeito da doença dos custos; ela também demonstra que existe uma cadeia de trabalhadores e artistas que podem não ter o devido reconhecimento no processo de produção de arte generativa. Denomino essa propriedade de “visceralidade”. O artigo conclui que a arte generativa não sucede em criar uma arte não antropocêntrica por causa do fator visceralmente humano presente na inteligência artificial.

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Publicado

2024-02-05

Como Citar

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