Imaginação e inteligência
Apropriação, hibridismos, realidades e inteligência artificial em uma exposição artística
DOI:
https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.47704Palavras-chave:
Artes digitais, Inteligência Artificial, Curadoria, Exposição de arte, MetaversoResumo
Este artigo objetiva apresentar a exposição AI.MAGINATION, aberta no dia 10 de abril de 2023. A exposição foi realizada pelo LabFront, um grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação que atua nas fronteiras entre arte, ciência e tecnologia. A AI.MAGINATION é uma exposição digital com um recorte curatorial que explora o uso da Inteligência Artificial (IA) no campo das artes digitais. O conceito da exposição foi desenvolvido na interseção entre disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre de 2022, na graduação em artes na Escola Guignard (UEMG), resultantes de pesquisas realizadas. A exposição é composta por obras de artistas iniciantes e consolidados com atuação nacional/internacional e suas produções poéticas que utilizam IA. A curadoria também é uma experiência construída com IA e projetada em um ambiente online, 3D, conectado a redes blockchain. Dessa forma, este artigo apresenta uma experiência de uso generalizado de Inteligência Artificial no campo da arte.
Downloads
Referências
ARISTIZÁBAL, Juan C. G. Sinestesia biotecnológica aumentada: possibilidades criativas e plurisensoriais na conexão cérebro-máquina. In: GOBIRA, Pablo; BERNAL, Raúl N. (Orgs.). Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas. 1 ed. - Belo Horizonte, MG : LPF/UEMG, 2021. p. 153-191.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. ROUANET, Sergio Paulo (Trad.). 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.
BERGER, Peter L. LUCKMANN, Thomas. A Sociedade como Realidade Objetiva. In: _____. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. FERNANDES, Floriano Souza (Trad.). 23ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1985. p. 69-126.
BULHÕES, Maria Amélia. Lacunas como ponto de partida. In: _____. Artes plásticas no Rio Grande do Sul: pesquisas recentes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995, v. 1, p. 113-128.
DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil. A user’s guide to détournement. In: _____. Complete cinematic works: scripts, stills, documents. Tradução de Ken Knabb. Oakland. CA: AK Press, 2003. p. 207-210.
GOBIRA, Pablo. Artes Digitais. In: ARAÚJO, Mônica Daisy V.; FRADE, Isabel Cristina Alves S.; MORAIS, Ludymilla Moreira (Orgs.). Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital. Belo Horizonte: UFMG/FaE/Ceale/NEPCED, 2022a. p. 47-49.
GOBIRA, Pablo. Museus e paisagens culturais pós-digitais. In: _____. Percursos contemporâneos: realidade da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2018. p. 83-98.
GOBIRA, Pablo. Os usos da utopia: um ensaio sobre a liberação do “impossível” no pós-digital. In: RIBEIRO, Mônica Medeiros; MENCARELLI, Fernando (Orgs.). Mundos possíveis: culturas em pensamento. Belo Horizonte: Incipit, 2022b. p. 179-192.
GOBIRA, Pablo. Avatarização da vida, biografia, impurezas e metaverso. Aletria, Belo Horizonte, v. 33, n. esp., p. 90-116, 2023.
MARMO, Alena Rizi.; LAMAS, Nadja de Carvalho. O Curador e a Curadoria. In: _____. Investigações sobre arte, cultura, educação e memória. Joinville: UNIVILLE, 2012. p. 19-29.
NUNES, Fábio Oliveira. Como criar uma mentira de artista?. In: GOBIRA, Pablo (Org.) Percursos contemporâneos: realidade da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2018. p. 55-79.
RUPP, Betina. Curadorias na arte contemporânea: considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo da arte. 240f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
RUPP, Betina. O curador como autor de exposições. Revista-Valise, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 131-143, 2011.
SANTAELLA, Lucia. A arte em tecnologias emergentes. In: GOBIRA, Pablo; BERNAL, Raúl N. (Orgs.). Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas. 1 ed. - Belo Horizonte, MG : LPF/UEMG, 2021, p. 57-76.
SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista das mídias locativas. Revista FAMECOS. Porto Alegre. nº 37, p. 20-24, 2008.
SANTAELLA, Lucia. Arte, ciência e tecnologia: um campo em expansão. In: GOBIRA, Pablo (Org.) Percursos contemporâneos: realidade da arte, ciência e tecnologia. - Belo Horizonte: Editora UEMG. 2018. p. 27-50.