Imaginação e inteligência

Apropriação, hibridismos, realidades e inteligência artificial em uma exposição artística

Autores

  • Pablo Gobira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) https://orcid.org/0000-0002-3054-2383
  • Ana Luiza Pedrosa Camilo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Eduardo Séllos Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.47704

Palavras-chave:

Artes digitais, Inteligência Artificial, Curadoria, Exposição de arte, Metaverso

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a exposição AI.MAGINATION, aberta no dia 10 de abril de 2023. A exposição foi realizada pelo LabFront, um grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação que atua nas fronteiras entre arte, ciência e tecnologia. A AI.MAGINATION é uma exposição digital com um recorte curatorial que explora o uso da Inteligência Artificial (IA) no campo das artes digitais. O conceito da exposição foi desenvolvido na interseção entre disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre de 2022, na graduação em artes na Escola Guignard (UEMG), resultantes de pesquisas realizadas. A exposição é composta por obras de artistas iniciantes e consolidados com atuação nacional/internacional e suas produções poéticas que utilizam IA. A curadoria também é uma experiência construída com IA e projetada em um ambiente online, 3D, conectado a redes blockchain. Dessa forma, este artigo apresenta uma experiência de uso generalizado de Inteligência Artificial no campo da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Gobira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor doutor da Escola Guignard (UEMG) e do PPGArtes (UEMG). Pesquisador Produtividade (CNPq). Coordenador e membro de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação, Letras e Artes da FAPEMIG (2019-2022). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do IBICT/MCTI. Coordenador do grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: "Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas" (LPF, 2021); "Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas" (LPF, 2021); "A memória do digital e outras questões das artes e museologia" (EdUEMG, 2019), "Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia" (EdUEMG, 2018) dentre outros livros, artigos e ensaios. Pesquisador dos grupos "Estudos e Práticas de Preservação Digital" e "Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros". Atua: na criação e produção no campo de relações entre arte, ciência e tecnologia, artes digitais, jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG); como curador de bienal, exposições e residências artísticas.

Referências

ARISTIZÁBAL, Juan C. G. Sinestesia biotecnológica aumentada: possibilidades criativas e plurisensoriais na conexão cérebro-máquina. In: GOBIRA, Pablo; BERNAL, Raúl N. (Orgs.). Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas. 1 ed. - Belo Horizonte, MG : LPF/UEMG, 2021. p. 153-191.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. ROUANET, Sergio Paulo (Trad.). 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.

BERGER, Peter L. LUCKMANN, Thomas. A Sociedade como Realidade Objetiva. In: _____. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. FERNANDES, Floriano Souza (Trad.). 23ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1985. p. 69-126.

BULHÕES, Maria Amélia. Lacunas como ponto de partida. In: _____. Artes plásticas no Rio Grande do Sul: pesquisas recentes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995, v. 1, p. 113-128.

DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil. A user’s guide to détournement. In: _____. Complete cinematic works: scripts, stills, documents. Tradução de Ken Knabb. Oakland. CA: AK Press, 2003. p. 207-210.

GOBIRA, Pablo. Artes Digitais. In: ARAÚJO, Mônica Daisy V.; FRADE, Isabel Cristina Alves S.; MORAIS, Ludymilla Moreira (Orgs.). Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital. Belo Horizonte: UFMG/FaE/Ceale/NEPCED, 2022a. p. 47-49.

GOBIRA, Pablo. Museus e paisagens culturais pós-digitais. In: _____. Percursos contemporâneos: realidade da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2018. p. 83-98.

GOBIRA, Pablo. Os usos da utopia: um ensaio sobre a liberação do “impossível” no pós-digital. In: RIBEIRO, Mônica Medeiros; MENCARELLI, Fernando (Orgs.). Mundos possíveis: culturas em pensamento. Belo Horizonte: Incipit, 2022b. p. 179-192.

GOBIRA, Pablo. Avatarização da vida, biografia, impurezas e metaverso. Aletria, Belo Horizonte, v. 33, n. esp., p. 90-116, 2023.

MARMO, Alena Rizi.; LAMAS, Nadja de Carvalho. O Curador e a Curadoria. In: _____. Investigações sobre arte, cultura, educação e memória. Joinville: UNIVILLE, 2012. p. 19-29.

NUNES, Fábio Oliveira. Como criar uma mentira de artista?. In: GOBIRA, Pablo (Org.) Percursos contemporâneos: realidade da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2018. p. 55-79.

RUPP, Betina. Curadorias na arte contemporânea: considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo da arte. 240f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

RUPP, Betina. O curador como autor de exposições. Revista-Valise, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 131-143, 2011.

SANTAELLA, Lucia. A arte em tecnologias emergentes. In: GOBIRA, Pablo; BERNAL, Raúl N. (Orgs.). Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas. 1 ed. - Belo Horizonte, MG : LPF/UEMG, 2021, p. 57-76.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista das mídias locativas. Revista FAMECOS. Porto Alegre. nº 37, p. 20-24, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Arte, ciência e tecnologia: um campo em expansão. In: GOBIRA, Pablo (Org.) Percursos contemporâneos: realidade da arte, ciência e tecnologia. - Belo Horizonte: Editora UEMG. 2018. p. 27-50.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

GOBIRA, P.; CAMILO, A. L. P.; SÉLLOS, E. Imaginação e inteligência: Apropriação, hibridismos, realidades e inteligência artificial em uma exposição artística. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 30, n. fluxo contínuo, 2023. DOI: 10.35699/2965-6931.2023.47704. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/47704. Acesso em: 27 abr. 2024.