A história das marmorarias italianas no estado de São Paulo impressa em anúncios de jornais (1890-1930)

Autores

  • Maria Elizia Borges Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2018.19529

Palavras-chave:

Marmorarias, Migração, Publicidade

Resumo

Este artigo foi elaborado com base em anúncios de antigas marmorarias italianas instaladas no interior do estado de São Paulo. A leitura visual dessas peças de publicidade evidencia o modelo de sociedade constituído dentro de uma marmoraria, o tipo de serviço prestado por ela e a abrangência territorial do produto artístico que lhe era encomendado. São imagens intencionais que explicam o tempo que lhe deu origem. O estudo propicia observar a transformação desse tipo de ofício, uma trajetória que acompanha a expansão da economia cafeeira baseada na simbiose café x imigração x Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Trata-se, portanto, da análise de um período áureo da instalação de cemitérios secularizados no Brasil (1890-1930).

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Biografia do Autor

Maria Elizia Borges, Universidade Federal de Goiás - UFG

Historiadora de Arte/Arte funerária no Brasil; ministra aulas nos Programas de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás (PPGH- UFG/CNPq). E-mail: maelizia@terra.com.br

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

BORGES, M. E. A história das marmorarias italianas no estado de São Paulo impressa em anúncios de jornais (1890-1930). Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 25, n. 1 e 2, p. 144–157, 2018. DOI: 10.35699/2316-770X.2018.19529. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/19529. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos