Estupor, transformações sociais, (in)disciplina

Autores/as

  • Maria do Céu Diel de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palabras clave:

Editorial

Resumen

Há quatro anos estive na Casa Guilherme de Almeida em São Paulo para o lançamento do livro Antropologia da Comunicação Visual, com a presença do autor, Massimo Cavenacci, que se despedia de sua residência no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo – IEA-USP. Estava de malas prontas para residir e pesquisar na Bahia, pronto para encontrar-se com colegas e artistas de lá. Apresentou os diversos aspectos de sua pesquisa, ou melhor, das inúmeras maneiras de ver e relacionar imagem, palavra, cinema, publicidade, propaganda e fotografia. Cheio de invulgar entusiasmo elencava as relações intrínsecas das imagens e da forma como entendemos o mundo visível e audível, e suas repercussões na academia. E criticava muito acertadamente o universo particularizado por disciplinas no ensino universitário.

[...]

Biografía del autor/a

  • Maria do Céu Diel de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Maria do Céu Diel (Porto Alegre, 1962), é professora Associada III da EBA UFMG. Pesquisadora sobre a Pedagogia Visual e a Educação da Memória, dedica-se atualmente a compreender a Outra História da Arte. Aposentada, vive em São Paulo onde produz gravura em metal no seu ateliê.

Publicado

2022-11-21

Cómo citar

Estupor, transformações sociais, (in)disciplina. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 9–15, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/41641. Acesso em: 22 dec. 2024.