Fascismo em Battle Royale, de Koushun Takami

o sistema de governo da república da grande ásia oriental

Autores

  • Luiz Fernando Martins de Lima Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Thais Maria Gonçalves da Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2017.12602

Palavras-chave:

Distopia, Facismo, Battle Royale

Resumo

No século XX, ocorreu uma modificação significativa no gênero utopia: um espírito irônico e questionador em relação aos ideais utópicos pôs em xeque não apenas a possibilidade de uma utopia ser viável, mas até mesmo de ser desejável. Assim, notou-se o surgimento da distopia, gênero que apresenta uma ambientação absolutamente indesejável, na qual existe todo tipo de opressão política e ideológica, como nos clássicos do gênero Admirável Mundo Novo (1931), de Huxley, e 1984 (1947), de Orwell. O gênero ganhou notoriedade no decorrer do século XX e chegou até o Japão. Neste artigo, será empreendida análise do romance japonês Battle Royale (1999), de Koushun Takami (1969), baseada em como a obra cria uma realidade indesejável alicerçada no Fascismo segundo Passamore (2002).

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Biografia do Autor

Luiz Fernando Martins de Lima, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Letras pela UNESP/Assis; Professor substituto do Departamento de Literatura da UNESP/Assis; Professor do Instituto Educacional de Assis (IEDA/UNIESP).

Thais Maria Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda em Letras na UNESP/Assis.

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Publicado

2018-05-03

Como Citar

LIMA, L. F. M. de; SILVA, T. M. G. da. Fascismo em Battle Royale, de Koushun Takami: o sistema de governo da república da grande ásia oriental. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 24, n. 1 e 2, p. 78–97, 2018. DOI: 10.35699/2316-770X.2017.12602. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/12602. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos