Vozes de Tchernóbil
a história oral do desastre nuclear
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-770X.2019.12646Palabras clave:
Acidente nuclear, Tchernóbil, Direito à informaçãoResumen
A resenha analisa criticamente o livro Vozes de Tchernóbil, da jornalista Svetlana Aleksiévitch. A obra é construída com base em pesquisa de história oral com os sobreviventes do acidente nuclear ocorrido na Ucrânia em 1986, e promove reflexões acerca do acontecimento. Descreve o comportamento da população, do governo, dos envolvidos, de forma a desencadear conjecturas, para além das denúncias contidas no texto, sobre os caminhos que devem ser observados doravante no que se refere à geração de energia como necessidade social. Ou seja, como produzi-la na atualidade? O texto oferece margem para fazer uma separação entre as falhas humanas, a falta de informação e as lesões aos cidadãos e a geração de energia nuclear, fazendo-nos concluir que a diligência das ações e o respeito ao Estado de Direito seriam um promissor recomeço.
Descargas
Citas
ALEKSIEVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear. Tradução de Sonia Branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. 383p. Título original: Чернобыльская молитва: Хроника будущего.
COUTINHO, Carlos Marden Cabral; MORAIS, Jose Luis Bolzan de. Direito fundamental ao meio ambiente como elemento constitutivo da democracia. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 173-198, jan./abr. 2016.
FERRY, Luc. A inovação destruidora: ensaio sobre a lógica das sociedades modernas. Tradução de Véra Lucia dos Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. 119 p. Título original: L’Innovation Destructrice.
FIGES, Orlando. A nova história de Svetlana Aleksiévitch: um quadro sombrio da Rússia contemporânea. Revista Piauí, São Paulo: Abril, ano 10, n. 122, s/p, 2016. Disponível em: http://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-nova-historia-de-svetlana-aleksievitch. Acesso em: 4 jun. 2017.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito à informação e meio ambiente. São Paulo: Malheiros, 2006. 288 p.
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. 175p.