Um conjunto de ações e situações de aprendizagem na comunidade de Itatiaia – MG

Autores/as

  • Bárbara Tavares Schiavon Machado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.32834

Palabras clave:

Oralidade, Folclore, Arte-Educação, Experiência, Itatiaia – MG

Resumen

A investigação apresenta um conjunto de ações e situações de aprendizagem fora da educação formal na comunidade de Itatiaia, povoado pertencente a Ouro Branco – MG. A artista proponente desenvolveu seu trabalho e pesquisa norteada pela Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, as ideias de Paulo Freire sobre biograficidade, a proposta de artesania das práticas de Boaventura S. Santos, entre outros teóricos e filósofos das artes e educação. As experiências configuram soluções à produção de conhecimentos situados e engajados com contextos de vida em tempos de crise, projetando e iluminando um futuro ao mesmo tempo global e local.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Tavares Schiavon Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA/UFMG; Mestrado em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da UFMG ­– PPG ARTES

Citas

BENJAMIN, W. O contador de histórias: reflexões sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Walter B. Linguagem tradução, literatura. Obras Escolhidas de Walter Benjamin. Barrento J, editor e tradutor. Porto: Assírio & Alvim; 2015. p. 147-178.

BRANDÃO, Carlos R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 6, p.51-62. jan./dez. 2007.

BRANDÃO, Vera M. T. Oficina de Memória – Teoria e Prática: relato sobre a construção de um projeto. Revista Kairós Gerontologia, 5 (2): 181-195, São Paulo: EDUC, 2002.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p. 359-371, maio/ago. 2006.

FASANELLO; NUNES; PORTO. Metodologias colaborativas não extrativistas e comunicação: articulando criativamente saberes e sentidos para a emancipação social. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2018 out.- dez.;12(4). Disponível em: www.reciis.icict.fiocruz.br

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez, 1996.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KAPROW, Allan. A educação do an-artista II. Concinnitas, ano 5, número 6, julho 2004.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28. Universidade Estadual de Campinas: 2002.

MARTINS, Joel. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiésis. Editora Cortez: São Paulo, 1992.

MEDEIROS, Vânia. Caderno de campo. São Paulo: Associação Escola da Cidade, 2017.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Abordagem Triangular e as narrativas de si: autobiografia e aprendizagem em Arte. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 307-316, maio/ago. 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. Ouvirouver. Uberlândia v. 11 n. 1 p. 88-98 jan-jun. 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Praxis da Ecologia de Saberes: entrevista de Boaventura de Sousa Santos. Tempus, actas de saúde colet, Brasília, 8(2), 331-338, jun, 2014.

SCHMIDT, Maria Luisa Sandoval. Pesquisa participante: alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, 2006, 17(2), 11-41.

SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

REIS, Rosemeire. Pesquisa biográfica e heterobiografização: fonte de aprendizagens para o/a pesquisador/a. Revista Portuguesa de Educação, 33(2), 295-309. Disponível em: http://doi.org/10.21814/rpe.19748

VAN ACKER, M. T. V; GOMES, M. O. Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 22, n. 48, p. 29-42, jan./abr. 2013.

Publicado

2022-07-28 — Actualizado el 2022-07-29

Versiones

Cómo citar

MACHADO, B. T. S. Um conjunto de ações e situações de aprendizagem na comunidade de Itatiaia – MG. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 520–537, 2022. DOI: 10.35699/2316-770X.2021.32834. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/32834. Acesso em: 17 jul. 2024.