Mini teatro de óperas e a construção da memória a partir de fragmentos

Autores

  • Maria Tereza Dantas Moura Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Rayssa Sudré Rosado Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Daniel Zuim Mussi Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Giulia Alcântara Cavalcante Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.33572

Palavras-chave:

Mini Teatro, Patrimônio, Memória

Resumo

O Mini Teatro de Óperas de Carlos José Villar é uma maquete que reproduz o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com plateia, orquestra, cenários, figurinos e bonecos que compõem releituras de oito óperas. O artista, nascido no Rio de Janeiro, além de confeccionar os bonecos e os cenários, realizava saraus e eventos para as apresentações em sua casa. Em 2010, esse material foi trazido para Belo Horizonte, apresenta um acervo inédito e de grande riqueza estética e cultural. Todavia, o trabalho de restauração levantou questões sobre a preservação do patrimônio e a necessidade da história e memória relativa aos objetos. Esse trabalho investigativo busca recuperar a legibilidade da obra a partir das peças e fragmentos das óperas representadas.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Dantas Moura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes, linha de Pesquisa: Preservação do Patrimônio Cultural, Escola de Belas Artes (UFMG). Bolsista Capes. 

Rayssa Sudré Rosado Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG).

 

Daniel Zuim Mussi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Bacharel em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG).

Giulia Alcântara Cavalcante, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (UFMG).

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Publicado

2022-07-28 — Atualizado em 2022-07-29

Como Citar

MOURA, M. T. D.; COSTA, R. S. R. .; MUSSI, D. Z.; CAVALCANTE, G. A. Mini teatro de óperas e a construção da memória a partir de fragmentos. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 336–355, 2022. DOI: 10.35699/2316-770X.2021.33572. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/33572. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Memória/História/Patrimônio